Deus é dono de tudo. Você já parou para refletir em quantas vezes proferimos essa frase sem pensar no que ela realmente significa? A palavra “tudo” é o pronome mais absoluto que existe. Tudo é tudo; simples assim. Parece ser um conceito fácil de absorver na teoria, mas, na prática, é um grande desafio. É fácil dizer que Deus é o dono. Difícil, porém, é deixá-Lo tomar posse de nós e governar nossa vida.
Esse foi o desafio enfrentado por Alexandre, um garoto de nove anos que estava aprendendo a administrar a pequena mesada que recebia dos pais. Ele deveria separar os dízimos e as ofertas e usar o restante com responsabilidade. O pai lhe explicou que Deus é o dono e provedor de tudo, e que nós somos apenas administradores do que pertence ao Senhor.
Quando Alexandre ouviu isso, uma pergunta surgiu: “Pai, então quem me dá a mesada: o senhor ou Deus?” O garoto captou uma verdade espiritual que muita gente adulta ainda não é capaz de discernir. Embora o dinheiro que ganhamos chegue até nós pelas mãos de outros seres humanos, a fonte de toda riqueza é Deus (Ag 2:8). Ele é o legítimo dono do dinheiro, do tempo, da natureza, do ar que respiramos e de tudo o mais que temos e somos. Ele criou e sustenta o Universo; é o mantenedor de toda vida (Hb 11:3).
Infelizmente, muitas pessoas acham que o que comem, bebem e vestem são fruto do trabalho e poder humanos. Se você pensa assim, é bom dar uma olhada em Lamentações 3:22 e 23: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as Suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a Sua fidelidade!” É a bondade de Deus que nos mantém vivos dia a dia. Por isso, “não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. […] Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é Ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza” (Dt 8:17, 18).
Quando o apóstolo Paulo meditava nisso, declarou: “Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e inescrutáveis os Seus caminhos!” (Rm 11:33). Portanto, seja humilde; seja agradecido. Que tudo seja por Ele, para Ele, em nome Dele e para a honra e glória Dele!