Domingo
17 de dezembro
Um amigo como Jesus
Eu os tenho chamado amigos. João 15:15

No primeiro dia de 2003, partimos, família e amigos, para assistir à inauguração de um barco. O construtor era meu irmão, Almarindo, que trabalhava nesse ramo desde os 11 anos de idade, e inauguraria seu primeiro barco.

Navegamos perto da desembocadura de um rio, próximo a um local que atraía pessoas que usavam a área como resort – para comer, beber e nadar. Com alguns outros, fui à praia para relaxar, enquanto o barco permanecia em uma parte mais profunda do rio. O restante do nosso grupo permaneceu a bordo.

Depois de algum tempo, algumas das pessoas que estavam comigo na praia decidiram ir nadando até o barco.

Posso fazer isso também, pensei. O barco não está tão longe. Caminhei dentro da água até começar a nadar. Nadei, bem confortavelmente, até certa distância da praia. De repente, fiquei cansada. Estava difícil tomar fôlego. Logo percebi que, devido à falta de prática e ao nível necessário de aptidão física, eu poderia não alcançar o barco. Na verdade, logo me senti absolutamente incapaz.

Então ouvi uma voz que disse: “Vamos lá, Maria, você consegue!” Essa voz, que falava com tanto otimismo, parecia me impelir com força. Consegui nadar energicamente e por fim cheguei à escada do barco. A “voz” era de um bom amigo nosso do Rio de Janeiro. Ele passava as férias conosco e era um dos que haviam ido à praia. As palavras animadoras de um amigo me deram força justamente quando eu precisava dela.

Essa experiência me fez lembrar de outro amigo que está conosco o tempo todo – Jesus. A Bíblia diz que Seus olhos estão sempre sobre nós. Ele prometeu: “Eu […] o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você” (Sl 32:8). Como é bom saber que, quando estamos cansadas, desanimadas e impotentes para lutar, temos um Amigo constante, que dá forças ao cansado (Is 40:31).

Enquanto o calendário aponta para o fim deste ano e o início de um novo ano, Aquele que nos chama amigos (Jo 15:15) deseja nos ver alcançando o porto seguro do Céu, assim como alcancei a escada daquele barco. Sua voz manda que não tenhamos medo. Ele nos fortalecerá, ajudará e sustentará (Is 41:10). Ele diz: “Vamos lá! Você consegue!”

Marialva Vasconcelos Monteiro Chaussé