Segunda-feira
15 de junho
Um coração puro
Cria em mim um coração puro, ó Deus. Salmo 51:10

O coração é responsável por receber o sangue que vem de todo o corpo e depois bombeá-lo de volta purificado. Normalmente, tem o tamanho da mão fechada de seu dono. Por sua importância para a vida, nas Escrituras, ele é apresentado simbolicamente como a sede dos pensamentos e das emoções.

Porém, o coração humano está doente. Somos todos “cardiopatas”. O profeta Jeremias afirma: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa” (17:9). O coração é a incubadora do mal. Onde quer que haja um coração humano, ali haverá pecado.

O rei Davi, que é apresentado na Bíblia como um homem segundo o coração de Deus (1Sm 13:14), cometeu adultério com Bate-Seba, a mulher de Urias, e, em seguida, mandou matar o marido dela. A história de Davi está na Bíblia para dizer que homens segundo o coração de Deus não são perfeitos. Ao longo da vida, podem cometer erros terríveis, mas o arrependimento sincero devolve a paz e a integridade espiritual.

Quando foi confrontado por seu pecado, Davi não negou nem transferiu responsabilidades. Apenas disse: “Pequei diante de Deus!” E caiu num pranto profundo. Ele se humilhou. Vestiu-se de saco e se cobriu de cinzas. Colocou a cara no pó e pediu para Deus ter misericórdia dele. Davi era um grande pecador, mas seu arrependimento foi maior que seu pecado.

Ele clamou: “Purifica-me como hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei” (Sl 51:7). Segundo Ellen White: “Um arrependimento como esse está além do nosso alcance; somente podemos obtê-lo em Cristo” (Caminho a Cristo, p. 25). Quanto mais profunda é sua relação com Deus, mais ciente do próprio pecado você fica.

O pecado nos afasta de Deus e contamina o coração com iniquidade. Podemos até tentar esconder o pecado por algum tempo, mas jamais conseguiremos impedir que seus frutos apareçam. Embora as consequências de seus erros não pudessem ser canceladas, Davi alcançou a misericórdia divina por meio do arrependimento sincero.

O Salmo 51 revela o coração de Davi. Ele reconheceu seu pecado, voltou-se para Deus e aceitou a repreensão de Deus com humildade. Suplicou um coração puro e obteve mais. Deus prefere nos dar um coração novo a limpar o velho.