-Ah, mamãe, eu poderia dar este bracelete de ouro! – exclamou Sara.
– E eu queria saber se o meu cavalinho de bronze seria útil – ofereceu Natã.
– Eu tenho um bocado de meadas de fios azuis e púrpura – refletiu a mamãe, enquanto a família se reunia para discutir o que ofertaria para contribuir com a construção do santuário ali no deserto.
Depois de os israelitas terem suportado uma vida inteira de escravidão e visto a devastação que as pragas enviadas por Deus haviam trazido sobre o Egito, eles, então, estavam rodeados pelo deserto, mas com um líder que tinha instruções especiais da parte de Deus. Moisés havia passado tempo na montanha, com Deus, e ali recebera instruções exatas para que o povo construísse um lugar de encontro, no qual Deus e eles pudessem se relacionar.
Os israelitas foram convidados a fazer doações para o novo tabernáculo, segundo aquilo que seu coração lhes sugerisse.
Cada família tinha uma história de dor para contar a respeito de seus anos como escravos, e agora, morando em tendas, sem nada para comer a não ser o maná, ainda era fácil olhar para as dificuldades e achar coisas das quais reclamar. Rodeados pelos adoradores de ídolos no Egito, eles não haviam, na verdade, desenvolvido um relacionamento com Deus e não tinham aprendido a confiar Nele. Contudo, dois anos após terem saído do Egito, os israelitas tinham um impressionante santuário no deserto.
Quase dois mil anos mais tarde, na ilha de Patmos, o apóstolo João teve uma gloriosa visão do santuário de Deus no Céu. Foi-lhe mostrado que, num tempo ainda futuro, a Cidade Santa de Deus seria trazida para esta Terra recriada e, naquele mesmo tempo, “o tabernáculo de Deus [estará] com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os Seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus” (Apocalipse 21:3).
Estamos, por longo tempo, afastados da dor da experiência dos israelitas e daquele visual da presença de Deus no deserto. Infelizmente, ainda não moramos na Nova Terra. No entanto, podemos edificar para Deus um santuário em nosso lar, onde temos a oportunidade de encontrá-Lo e saber que Ele habita conosco!
Roxy Hoehn