Quando uma aranha quer atravessar de um lado para o outro entre duas árvores ou duas vigas de madeira, ela prende um fio de seda em uma ponta e se lança no vazio até alcançar o outro lado. Para isso ela conta com o auxílio do vento e com o próprio impulso.
Conta-se que na luta para libertar a Escócia do domínio inglês, o rei Roberto perdeu seis batalhas para o rei Eduardo da Inglaterra. Após a sexta derrota, em 1306, Roberto estava escondido em um celeiro, onde observou uma pequena aranha tentando balançar de uma viga do teto para outra. Depois de seis tentativas frustradas, ela finalmente conseguiu amarrar o fio de seda do outro lado e construiu sua ponte. O rei ficou impressionado e saiu dali com outra disposição. Em 1314, na sétima batalha, ele derrotou os ingleses.
Derby foi para o Oeste americano e descobriu uma mina de ouro. Trabalhou com pá e picareta durante alguns meses. Depois resolveu mudar de método. Cobriu os buracos com terra, colocou estacas para marcar o local e voltou para o Leste, onde morava. Fez propaganda da mina e conseguiu sócios para o ajudarem a comprar máquinas. Prometeu a todos que ficariam ricos. Os parentes e amigos concordaram. Ele comprou as máquinas e voltou para a mina.
Como esperava, a mina começou a produzir ouro. Ele pagou as máquinas e o terreno, e quando estava começando a ter lucro, a mina não produziu sequer um grama de ouro. Desanimado, Derby vendeu a mina e as máquinas a um ferro-velho. O comprador contratou os serviços de um engenheiro para confirmar a improdutividade da mina. O relatório, porém, dizia que a um metro abaixo do solo existia um segundo veio de ouro.
O comprador de coisas velhas pôs as máquinas para funcionar, cavou um metro e ficou rico. Ao saber disso, Derby, que estava no Leste, quase enlouqueceu. Anos mais tarde, começou outro negócio e toda vez que desanimava, dizia a si mesmo: “Calma, Derby, espere um pouco mais. Pode ser que o sucesso esteja a apenas um metro.” Ele chegou a ser um homem de negócios bem-sucedido.
Na próxima vez em que se sentir inclinado a desanimar porque não conseguiu alcançar um objetivo ou vencer uma tentação, lembre-se de que o sucesso pode estar a apenas um metro de distância.