Sexta-feira
25 de maio
Um poder impressionante
Quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a Sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra. Provérbios 8:29

Nos últimos anos, foram exibidas várias imagens de tsunamis na televisão mundial. Esses fenômenos assustadores acontecem em decorrência de terremotos que ocorrem em alto-mar e geram o efeito de ondas gigantes. Segundo a revista Mundo Estranho, “a maior onda do mundo da qual se tem notícia aconteceu em 9 de julho de 1958, na baía de Lituya, no Alasca. Tudo começou quando um terremoto enorme (que atingiu entre 7,9 e 8,3 pontos na escala Richter) sacudiu a falha de Fairweather, a 13 km de onde a onda estourou. O sacode […] fez com que aproximadamente 30 milhões de m³ de terra e pedras fossem lançados no mar. O impacto dessa massa na água levantou um vagalhão de 524 m de altura!”

Por ter acontecido em uma área desabitada, a gigantesca onda não fez vítimas humanas. Mas o mar excedeu seu limite e causou uma grande destruição na vegetação. Felizmente, o que aconteceu na costa do Alasca foi uma exceção raríssima em um mundo afetado pelo pecado. Imagine como seria a vida se o mar invadisse as praias constantemente? Deus mantém o mar em seus limites por amor a nós. O provérbio de hoje fala do poder fantástico que Deus exerce sobre a natureza.

Deus estabeleceu os limites do mar no início de tudo: “E disse Deus: ‘Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca.’” (Gênesis 1:9, 10). Essa foi uma das demonstrações da onipotência divina.

Quando Deus conversava com Jó e queria convencê-lo de que Ele não perdia o controle de nada, o Senhor questionou dizendo: “Quem represou o mar pondo-lhe portas […] quando fixei os seus limites e lhe coloquei portas e barreiras, quando Eu lhe disse: Até aqui você pode vir, além deste ponto não, aqui faço parar suas ondas orgulhosas?” (Jó 38:8-11).

O poder de Deus é extraordinário. Além de controlar as leis da natureza, Ele ressuscitou mortos, curou paralíticos, deu visão ao cego, transformou água em vinho, multiplicou comida, dentre muitas outras coisas.

O mais importante mesmo é saber que o Deus onipotente está disposto a nos livrar do mal. Não precisamos ser engolidos pelo tsunami do pecado. Deus tem poder suficiente para nos salvar. Peça a Ele essa força divina; Ele deseja concedê-la a você hoje.