Quarta-feira
15 de janeiro
Um vaso escolhido
Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 2:21

Você se lembra da história de Jeremias, quando ele é chamado para ir à casa do oleiro e ver como o profissional transforma um pedaço de barro sem forma em um vaso perfeito e útil? (Jr 18:1-6). Esse texto nos ensina várias lições, e a mais importante delas é que Deus não desiste de nós.

Você conhece a história de Saulo, que saiu para perseguir os cristãos? Na estrada de Damasco, Jesus foi ao seu encontro. Ele caiu ao chão e ficou cego. Imagine sua surpresa e desespero ao ouvir aquela voz: “Eu sou Jesus, a quem você persegue” (At 9:5). Saulo ficou sem ação. Foi levado para Damasco, pediu socorro, e Jesus o ouviu, mandando socorro por intermédio de Ananias. Suas palavras foram: “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido” (At 9:15, ACF). Se Saulo de Tarso, um homem cruel e perseguidor dos cristãos, pôde ser um vaso de honra, eu e você também podemos ser. Só precisamos permitir que o Espírito Santo atue em nosso coração, assim como Saulo permitiu.

Desde o ventre de nossa mãe, o Senhor já nos conhecia. Sabia tudo a nosso respeito, mesmo antes de nascermos. Saímos como uma obra perfeita das mãos do Criador, mas o mundo coloca em nós muitas imperfeições ao longo da vida, resultados do pecado. Ainda assim, somos criaturas feitas com muito esmero por um Oleiro mestre. Somos vasos nas mãos de Jesus, e posso dizer que nunca é tarde para sermos moldadas ou renovadas.

Quando surgem dificuldades e provações, o melhor é não questionar a Deus. Não podemos dizer ao Senhor o que Ele deve fazer. É possível que todos nós um dia precisemos ser quebradas por Deus e remodeladas para ser vasos de honra.

Talvez você se pergunte: Deus não poderia simplesmente fazer um remendo, um retoque ou maquiar o defeito do vaso? Por que é preciso passar pela dor de ser quebrada e amassada novamente? É assim que Deus trabalha. Ele não faz remendo. Ele renova totalmente nossa vida.

Dói ser quebrada? Sim! Mas lembre-se de que Deus sabe exatamente como fazer de você e de mim um vaso novo. Talvez não o vaso que queremos ser, mas o vaso que precisamos ser, conforme o propósito Dele.

Que o Senhor nos faça vasos para Sua honra e glória!

Maria José Franco