Quinta-feira
29 de novembro
Uma escolha inteligente
Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22:6

Naquele sábado à tarde, aconteceria o programa do dia dos pais no internato. Minha parte na programação era entrevistar alguns pais. A intenção era falar um pouco das histórias da infância e juventude deles. Também queríamos que eles falassem sobre a experiência de ser pai, relembrando os desafios e alegrias vividos até ali.

A última pergunta que fiz à maioria deles foi: “Qual é seu maior sonho para seu filho?” As respostas foram diversas, porém uma delas me chamou a atenção. Emocionado, um dos pais entrevistados disse: “Quero que minha filha siga a profissão que ela quiser e seja feliz no casamento, mas meu maior sonho é que ela siga os princípios bíblicos. Que seja fiel a eles!”

Aquele pai estava sonhando em colher os frutos do que está previsto no texto bíblico de hoje. Esse provérbio não é uma profecia incondicional, mas uma declaração de como deve ser o procedimento dos pais em relação aos filhos. O texto não trata apenas de questões religiosas. Ele abrange todas as áreas da vida, desde a profissão a ser escolhida até a forma como se comportar em sociedade.

Os pais precisam ensinar aos filhos a respeitar os mais velhos, as autoridades, a amar os outros e a Deus, mas não devem obrigá-los a seguir uma profissão ou subjugá-los a vida religiosa. Quanto mais cedo as crianças forem ensinadas, maior a possibilidade de que, quando crescerem, elas continuem no caminho aprendido na infância. Contudo, há um fator determinante nesse processo: a liberdade de escolha do ser humano.

Cada um de nós tem liberdade de escolher o que quer para a vida. Deus nos garante isso, pois o livre-arbítrio faz parte das bases de Seu reino. Por isso, mesmo que um pai ensine o bom caminho para o filho, é possível que, ao crescer, ele decida por outros caminhos.

Você e eu temos o privilégio e a responsabilidade de escolher a profissão, a pessoa com quem casar e muitas outras coisas. Mesmo assim, não podemos nos esquecer de que devemos estar dispostos a aceitar todos os ensinamentos bíblicos que nossos pais nos transmitiram desde que éramos ainda crianças. Essa é a escolha mais inteligente que poderemos fazer na vida.