A igreja é um bom lugar para aprendermos a carregar os fardos uns dos outros. Nela somos ensinados a praticar o pronome “nós”. Jesus era conhecido pelo que fazia em favor dos outros. Em muitos lugares, a igreja tem sido conhecida pelo que não faz. Precisamos mudar isso.
O Novo Testamento usa a expressão “uns aos outros” inúmeras vezes para falar do aspecto relacional da vida cristã. Ao folhear sua Bíblia, você perceberá muitas ocorrências da expressão “uns aos outros”. Essa expressão resume o que é koinonia.
Não estamos sozinhos na caminhada cristã. Nenhum de nós chegará ao Céu sozinho. Ninguém tem o direito de negligenciar aqueles que fazem parte da comunidade.
Muitos acham que as pessoas só são úteis se dedicarem tempo exclusivo nas atividades internas da igreja. Tudo acaba girando em torno do que ocorre no templo. Para evitar isso, precisamos fazer um serviço redentivo da comunidade da fé.
Isso significa que precisamos aprender novamente a dividir a vida uns com os outros. Deus faz o trabalho pesado. No culto, Ele concretiza decisões ao lado da verdade. Mas, muitas vezes, isso é resultado de relacionamentos desenvolvidos pelos membros de Seu corpo com outras pessoas.
Precisamos voltar a frequentar a casa uns dos outros. E também dividir o pão. Eu me lembro de uma época em que fazíamos um culto extra a cada semana, na casa de alguém. Esse culto sempre tinha alguma coisa para comer no final. Enquanto comíamos, conversávamos. Nessas reuniões, tomávamos conhecimento das necessidades de nossos irmãos e ajudávamos uns aos outros.
Isto é ser igreja: eu ajudo você com seu fardo, e você me ajuda com o meu. Assim, seguimos os passos do Mestre e cumprimos a lei.