Arthur Schopenhauer escreveu que “a vida é uma constante oscilação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir”. Essa é a realidade de muitas pessoas. Quando Jesus nos instrui a não nos preocuparmos com a aquisição de coisas, não está demonizando a riqueza ou condenando o progresso financeiro. Na verdade, Seu ensino é mais profundo. Ele corrige a percepção da vida como um mero fenômeno biológico e os ganhos apenas como bens materiais. Há valores que não podem ser medidos por ganhos de capital.
Conta-se que um empresário queria mostrar ao filho o que é a pobreza, além de convencê-lo da necessidade de valorizar o status que possuíam. Para isso, ele o hospedou na choupana de um morador local. Ao término da experiência, o pai perguntou:
– E aí, filho, você viu a diferença entre a riqueza e a pobreza?
– Vi sim! – respondeu o filho. – Eu vi que nós temos um cachorro que nem abana a cauda para a gente, e eles têm quatro vira-latas muito amistosos. Não aproveitamos nossa piscina, enquanto eles não cansam de brincar no riacho. Nossa varanda iluminada com lâmpadas importadas parece sem graça diante dos momentos incríveis contemplando as estrelas. Temos canários em gaiolas e um quintal vigiado, enquanto eles têm uma floresta livre com todos os pássaros que a natureza pode oferecer. Eles oram juntos antes de comer, enquanto nossas raras refeições em família terminam em discussão por causa de posições políticas. No quarto onde fui dormir com o Pedrinho, ele se ajoelhou e agradeceu por tudo, inclusive pela minha visita, depois ficou conversando comigo até o sono chegar. Aqui em casa, deitamos mexendo no celular e dormimos sem dar boa noite. E mais, Tonho me deu sua única rede e dormiu no chão, enquanto nossa empregada, que é tia dele, dorme no quarto de ferramentas, apesar de termos tantas suítes sobrando. Realmente, o senhor me mostrou quão pobres nós somos.
Não é pecado adquirir bens e realizar sonhos materiais. Contudo, se essas coisas se tornarem o centro de nossa vida, o dinheiro será a única coisa que possuiremos. Seremos os ricos mais pobres deste mundo.