Domingo
04 de agosto
Vamos à praia com Jesus
Ao amanhecer, Jesus estava na praia. João 21:4

Quase todo o mundo gosta de ir à praia. Mas não é só gente, não. Há muitos invertebrados que não dispensam a areia, o sol e o mar. Alguns vivem nas pedras, em zonas de arrebentação. Outros vivem mais acima, na areia coberta pela água quando a maré está alta.

Além de trazer comida para os bichinhos que vivem na praia, a maré alta joga outros bichos na areia (águas-vivas, moluscos e peixes). Ao baixar, porém, ela faz o contrário: arrasta os que vivem na praia e os leva para o mar. Para evitar isso, eles se enterram. O poliqueta é um deles. Esse verme pode medir até 25 centímetros e infesta as praias do mundo todo. A toca é feita na areia, em forma de “U”.

Mas há também as pulgas da praia, crustáceos minúsculos que além de correr, saltam. São parentes dos camarões. Não são vistas com facilidade, pois durante o dia ficam enterradas na areia, saindo à noite, em grupos, para comer pedacinhos de algas trazidas pelas ondas. Os quítons, por sua vez, são pequenos moluscos de concha articulada. Vivem nas zonas de arrebentação, alimentando-se das algas que crescem nas pedras. Quando as ondas lavam as pedras, eles se agarram com toda a força. Caso sejam arrastados, enrolam-se como uma bolinha, até que as ondas os joguem sobre as pedras, outra vez. Da próxima vez que for à praia, dê uma olhadinha ao redor. Você verá muita coisa.

Jesus também frequentava a praia. O local onde Ele navegava, tomava banho e passava horas pregando o evangelho era um enorme lago. O Mar da Galileia é o maior depósito de água doce potável de Israel. São 52 quilômetros de perímetro, 212 metros abaixo do nível do mar. Tem 20 quilômetros de comprimento e 13 quilômetros de largura. A profundidade pode chegar a 49 metros em alguns lugares. Ali vivem mais de 20 espécies de peixes em águas que no verão chegam a 33° C.

Foi ali que Jesus apareceu aos discípulos após a ressurreição. Ele fez duas coisas naquela manhã: primeiro realizou um milagre facilitando a pesca de 153 grandes peixes de uma só vez. Depois, comeu um sanduíche à base de pão e peixe. Assentado em uma pedra, à margem do lago, conversou longamente com os seus amigos. Levantaram-se e o bate-papo continuou enquanto caminhavam na areia.

Quando for à praia ou, melhor ainda, a qualquer lugar, convide Jesus para ir com você. De mar, sol e gente Ele conhece.