Muitas vezes, em minha vida, fico impressionada com o fato das obras graciosas de Deus se manifestarem mesmo em momentos difíceis. Meus pais, desejando que seus quatro filhos tivessem uma educação cristã, optaram por viver na pequena aldeia filipina de Tacras porque lá havia uma escola. Infelizmente, Tacras não tinha empregos de enfermagem para minha mãe. Ela trabalhou como enfermeira voluntária por quase uma década, e meu pai serviu como ancião da igreja. Vivendo um estilo de vida que dependia inteiramente da fé, percebemos que Deus sempre proveu, embora nossa casa fosse como um hospital local. Apesar de minha mãe não ser assalariada, nunca passamos fome, o que ainda intriga a minha família. Como lidamos com isso por tantos anos?
Certa noite, ficamos sem comida e quase faltou confiança. Nós nos preparávamos em oração para dormir antes de ouvir uma batida à porta. Um antigo paciente da minha mãe trouxe comida. Outra vez, um estranho deixou um saco de arroz em nossa casa. Alimentos e dinheiro apareciam exatamente quando mais precisávamos deles, embora meus pais não tivessem empregos permanentes.
Finalmente, minha tia Lourdes conseguiu providenciar que mamãe fizesse testes de enfermagem e encontrasse trabalho no Canadá como enfermeira imigrante. Por causa desse emprego, Deus providenciou meios para que o restante de nós também se mudasse para o Canadá em junho de 2006. A vida ainda era difícil, mas Deus nunca nos desamparou, mesmo quando fomos enganados nos negócios, fomos prejudicados por pessoas em quem confiamos ou quando sofremos dificuldades de relocação. Deus sempre esteve presente, guiando nossa família. Às vezes temos medo de que a vida seja difícil quando decidimos entregar tudo a Deus. Mesmo em minha curta existência, já aprendi que, sem Deus, é ainda mais difícil de enfrentar a vida. Quando trilhamos o caminho que Ele preparou para nós, não precisamos nos preocupar. Ele prometeu carregar nossos fardos. Aprendi a confiar que Deus via o quadro todo, mesmo quando eu estava em um ponto de quase inanição ou a vida não fazia sentido. Olhando para trás, vejo como Deus conduziu minha família nos tempos difíceis para que nos tornássemos dependentes Dele.
Tenha fé em Deus e confie em Sua providência. Não importa o que você esteja enfrentando, Deus ainda vê o quadro todo.
Ellen Jane Tejano-Galupo