Sábado
18 de junho
Verdadeiro contentamento
De fato, grande fonte de lucro, é a piedade com o contentamento. 1 Timóteo 6:6

O ano era 1951. Eu tinha cinco anos de idade e estava cansada de tanta chuva. Praticamente em todos os dias da primavera até o verão havia chovido continuamente. A chuva caía, o Rio Kansas transbordava e, infelizmente, minha família morava no lado mais baixo do rio em Topeka, estado do Kansas. Várias vezes havíamos sido alertados de que as barragens poderiam se romper, e os meus pais haviam colocado os móveis principais da casa em cima de blocos de cimento. Como meu pai e meu avô tinham um mercado, eles trabalharam incansavelmente tentando colocar o máximo possível de produtos acima do alcance da água. Finalmente evacuamos o local. Naquela noite, enquanto estava deitada na cama, em casa de amigos, ouvi as sirenes que tocavam sem parar; era um sinal de que as barragens haviam se rompido. Ao invés dos sete ou dez centímetros de inundação que havíamos esperado, o nível da água chegou a quase dois metros em nossa casa, e a água chegou ao teto do nosso mercado. Obviamente houve perda total das mercadorias, e nossa casa foi quase toda perdida também.

Meus pais conseguiram obter empréstimos com juros baixos do governo, e com muito trabalho, determinação e a ajuda de Deus, durante os seis meses seguintes, eles reconstruíram a casa e o mercado. Ao longo dos anos, ouvi meus pais falarem muitas vezes a respeito daquela enchente. Meu pai sempre falou sobre o evento objetivamente. Nunca notei qualquer ressentimento, simplesmente o relato de que “foi isso o que aconteceu”. Mas ele sempre adicionava: “Deus foi muito bom para nós!”

Eu costumava questionar por que ele dizia que Deus havia sido tão bom para nós quando perdemos tantas coisas, mas ele sempre explicava:

— Depois daquela enchente, os negócios foram tão prósperos no mercado que, dentro de poucos anos, conseguimos pagar todos os empréstimos fornecidos pelo governo. Deus foi muito bom!

Meu pai não está mais vivo, mas em minhas memórias ainda posso ver o contentamento em seu rosto ao ouvi-lo falando mansamente sobre o quanto Deus foi bom para nós em meio ao grande prejuízo que tivemos. Um de meus versos bíblicos favoritos está em Êxodo 33:14, que diz: “A Minha presença irá com você, e Eu lhe darei descanso.”

Não importam as circunstâncias, Deus está sempre conosco.

Sharon Oster