Quarta-feira
28 de janeiro
Vida de oração
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os Seus ouvidos estão abertos às suas súplicas; mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal. 1 Pedro 3:12

Quando o rei Guilherme IV da Inglaterra faleceu, uma jovem de 17 anos dormia no palácio. Ao saber que se tornara rainha, ela se ajoelhou e pediu ao Senhor que a guiasse nos anos seguintes. Assim, a rainha Vitória iniciou um dos reinados mais notáveis da história da Inglaterra.

A famosa compositora Fanny Crosby sempre orava antes de tentar escrever um hino. Considerando que ela compôs mais de 8 mil hinos, podemos concluir que orou muito durante sua vida.

Martinho Lutero dizia que orava uma hora por dia, exceto nos dias em que sabia que estaria particularmente ocupado. Nesses dias, ele orava duas horas completas. Quanto mais ocupado estava, mais orava.

A oração é um elemento essencial em nossa vida. Com que frequência você ora durante o dia? Contenta-se com orações programadas, como ao deitar, ao acordar ou antes das refeições?

Talvez você devesse fazer como os discípulos e pedir a Jesus que o ensine a orar (Lc 11:1). Se pedir, Ele lhe ensinará o mesmo que ensinou a eles: uma oração curta e aparentemente simples. Observe o que Jesus ensinou sobre a oração:

1. Insistência que reclama a generosidade do Pai (Mt 7:7-11).

2. Perseverança que aprofunda a fé no amor de Deus (Lc 18:1-8).

3. Humildade que produz a aceitação de Deus (Lc 18:10-14).

4. Confiança na provisão de Deus (Mt 6:5).

5. Caridade que assegura o perdão de Deus (Mc 11:25, 26).

6. Simplicidade e sinceridade de coração que agradam a Deus (Mt 6:7; 23:14).

7. Unidade que propicia a resposta de Deus (Mt 18:19).

8. Intensidade que nos liga ao poder divino (Mc 9:14-29).

9. Expectativa e fé que geram resultados (Mc 11:24).

10. Entrega à vontade de Deus, que é vital (Mt 26:42).

Nas dádivas de Deus, há bênçãos inéditas. Por isso, peça. Se há algo que foi perdido, busque. Há portas que não foram abertas? Então bata. Deixar de orar é deixar de crer e, consequentemente, deixar de viver. Por que não renova agora sua vida de oração? Essa experiência definirá sua vida para sempre.