Segundo especialistas, grande parte dos acidentes de trânsito ocorre quando o motorista está perto de chegar à sua casa. Após percorrer um longo trecho, por talvez duas, três ou quatro horas, quando já está próximo da residência, ele geralmente relaxa e diminui o nível de atenção. Em outros casos, é vencido pelo sono e cansaço. Você já enfrentou essa situação?
Assim como acontece no trânsito, todo cristão corre o risco de relaxar e “baixar a guarda” em sua viagem rumo ao Céu. É por isso que em vários textos da Bíblia somos convidados à constante vigilância. Jesus disse: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação” (Mt 26:41). O apóstolo Paulo também aconselhou: “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé” (1Co 16:13).
Vigiar significa “prestar atenção, ficar acordado, estar alerta o tempo todo”. É um elemento tão essencial à vida cristã quanto a oração. Ellen White escreveu: “Satanás vigia cuidadosamente para encontrar cristãos fora de guarda. Ah, se os seguidores de Cristo se lembrassem de que o preço da vida eterna é a eterna vigilância!” (Olhando Para o Alto, p. 216).
Diversas vezes, Jesus tratou da questão da vigilância espiritual. Na parábola dos dois servos (Mt 24:41-48), por exemplo, Ele contrastou o comportamento do bom servo, que na ausência do seu senhor procurou cumprir tudo que lhe havia sido ordenado, com a do servo mau, que viveu como se o senhor nunca fosse retornar. Vigilância aqui significa obediência, serviço. É dessa maneira que o Senhor quer nos encontrar quando retornar à Terra.
Em sua caminhada cristã, não deixe de ler a Bíblia, orar e ir à igreja (Hb 10:25). E, enquanto espera a volta de Jesus, procure trabalhar para Ele. Dê frutos em seu ministério! A palavra amêndoa, na língua hebraica (shaqed), tem a mesma raiz do termo “vigilante”. A amendoeira é a primeira árvore a despertar do “sono do inverno” e florescer. É como se ela vigiasse a chegada da primavera. Assim Deus quer ver os jovens de hoje: despertos e ativos, em plena comunhão e ação!
Permaneça “acordado” neste dia. Dê frutos para o Senhor. Só um pouquinho mais, e chegaremos ao lar!