Quarta-feira
28 de abril
Vingança certa
Mas Eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. Mateus 5:39

Ninguém gosta de levar desaforo para casa. Muita gente diz: “Comigo é assim: bateu, levou.” Certa vez, testemunhei um professor abusar de sua autoridade e humilhar um aluno por ter dado uma resposta inadequada à sua pergunta, levando a situação a extrapolar os limites da sala de aula. Em situações como essas, os problemas tendem a ser resolvidos por métodos grosseiros: voz alta, discussão, gesticulação ofensiva e o abuso da posição de autoridade. O aluno, sentindo-se humilhado, tentou atrair a simpatia dos colegas para juntos enfrentarem o professor. Um deles sugeriu: “Temos que nos vingar.”

A vingança é a melhor solução? Você sabe como o cristão se vinga de algo errado? É muito simples. Fazendo o certo. Se hoje você não tem o poder de dialogar, um dia você poderá se tornar o professor. Alguém lhe dará uma resposta inadequada, e você terá a oportunidade de agir de forma diferente. Não humilhe seu próximo.

Jesus disse: “Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra” (Mt 5:39). Ninguém tem que ser covarde. A orientação de Jesus nos convida a refletir sobre o que estimula nossas reações.

Se alguém o ofender, e você se sentir como se tivesse levado um tapa na cara, o que deve fazer? Se você devolver na mesma moeda, estará demonstrando que é comandando pelos sentimentos de uma pessoa descontrolada e que não é melhor que seu agressor. Você deve se lembrar de que, como filho de Deus, quem o inspira é um Pai nobre e amoroso. É Ele a quem você deve imitar. Para deixar bem claro quem está no controle de seus sentimentos, você oferecerá a “outra face”. Sua reação mostrará quem o motiva e de quem você é filho.