Terça-feira
03 de maio
Virou meme
Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários. Salmo 69:19

Aprender a lidar com a humilhação não é tão simples quanto parece. Passar vergonha não é desejo de ninguém. Ser reconhecido por algo negativo e virar motivo de chacota também não. Vivemos na época dos memes. Os erros das pessoas são compartilhados nas redes sociais e podem simplesmente viralizar.

O termo “meme” é um substantivo relativamente novo. Designa uma imagem, vídeo ou qualquer ação ligada ao humor que se espalha na internet. As vítimas de memes tendem a se tornar famosas. Porém, nem todos estão preparados emocionalmente para virar celebridades da internet, principalmente se o motivo da fama for zombaria ou chacota.

Em geral, os memes depreciativos são a forma internética atual de dar vazão ao desrespeito pelo próximo que predomina em nossos dias. A cultura do meme vem na esteira da falta de limites que alguns imaginam reinar no universo da web. Em nome de um falso anonimato, muita gente dá vazão aos instintos mais baixos e pecaminosos. O resultado é desconsideração total com o próximo.

Os memes se somam a uma série de práticas negativas que proliferam nas redes sociais. Crimes como a publicação de imagens íntimas de outras pessoas e inadequações, como compartilhamento de conversas confidenciais, infelizmente são comuns nestes tempos de completo egocentrismo, hedonismo e ódio. Filhos de Deus jamais deveriam participar em qualquer coisa desse tipo.

Não basta não produzir conteúdo assim. Não devemos ver, muito menos compartilhar essas coisas. Amor, respeito, altruísmo e solidariedade devem caracterizar todas as ações dos cristãos.

No verso bíblico de hoje, encontramos o salmista como vítima da zombaria e da maldade. Os “memes” de sua época estavam viralizando contra ele. Diante desse quadro, ele resolveu entregar tudo nas mãos de Deus. Davi aprendeu a não perder tempo nem dar importância a essas coisas. Esse é um bom exemplo para quem tem sofrido na cultura do meme. Colocar a vida nas mãos de Deus também é a receita para não se tornar um agente de perversidade e falta de consideração.

Não publique maldade na timeline da vida. Poste apenas o que é bom e moralmente aceitável. Não viralize o mal. Compartilhe o amor. Siga Jesus. O Céu vai dar “um like” para você.