Tem gente dizendo que não, mas as diferenças entre o ser humano e os animais são muitas. Enquanto os olhos do homem e da mulher os ajudam na escolha de quase tudo, os animais duvidam do que veem recorrendo à audição, ao tato e ao olfato, antes de fazerem qualquer coisa. Os vermes não têm olhos, mas células que captam energia luminosa. A luz para eles é sinal de calor, alimento e abrigo, e sua ausência significa morte.
Entre os mamíferos, só os macacos enxergam cores. Já os touros, veem em preto e branco. Aquele pano vermelho que os toureiros balançam na frente deles poderia ser de qualquer cor. O formato da cabeça dos mamíferos tem influência nas coisas que eles enxergam. O cavalo e os cães de focinho comprido têm olhos nas laterais. Isso faz com que vejam uma coisa em cada olho, sem conseguir unir as duas no cérebro. Além disso, a localização dos olhos dificulta a concentração. Uma borboleta e um pássaro têm pouca diferença para eles. Quase todos os cães são míopes, pois focalizam os objetos na frente da retina. Os menores enxergam melhor, pois seus olhos têm localização frontal.
As aves de rapina têm olhos nas laterais, mas são equipadas com recursos visuais comparados aos das máquinas fotográficas. O falcão enxerga a presa a 100 metros de distância, mesmo voando em alta velocidade. O condor, além da acuidade visual, pode olhar para os dois lados ao mesmo tempo e processar com precisão as duas imagens no cérebro. As cobras também enxergam pouco. A falta de pálpebras faz com que a luz fira seus olhos, deixando-os sempre arregalados. Para “enxergar” melhor se guiam pela temperatura do ambiente ou dos objetos, além de lamber o que lhes interessa. A compensação é feita com a espinha dorsal, que capta as vibrações do solo.
O mesmo João, que viu os dois olhos de Jesus fechados sobre a cruz, viu também o símbolo Dele, um cordeiro, com sete olhos, no Apocalipse. O número sete indica perfeição e os olhos, sabedoria. A morte do Cordeiro fez parte de um plano. Ele não morreu porque foi enganado, ou porque não enxergava o que acontecia a Seu redor. A luz de Seus olhos se apagou na cruz para nos dar a melhor visão.