Segunda-feira
30 de novembro
Vítimas ou agentes?
O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Provérbios 29:23

Alguns dos mais raros objetos da biblioteca do Congresso norte-americano ficam guardados numa pequena caixa azul. Do lado de fora da pequena caixa, há uma etiqueta colada na qual está escrito assim: “Conteúdo dos bolsos do presidente na noite de 14 de abril de 1865.” Dentro da caixa, há cinco objetos que estavam nos bolsos de Abraham Lincoln na noite em que foi assassinado: um lenço bordado com seu nome, um canivete, um estojo de óculos consertado com barbante, uma carteira contendo uma nota de cinco dólares e alguns artigos velhos e gastos recortados de jornais.

Esses artigos falam de algumas das grandes realizações de Lincoln. Um deles é um artigo de John Bright, afirmando que o presidente era “um dos maiores homens de todos os tempos”.

Hoje é fácil aceitar isso porque sabemos que de fato Lincoln foi um dos maiores estadistas que o mundo conheceu. Porém, em seus dias, ele não era visto assim. Milhares de pessoas o odiavam e o criticavam cruelmente. A ponto de ele precisar da autoafirmação de alguns velhos recortes de jornais.

Há dois lugares que podemos ocupar nesta vida: ter o papel de vítima ou ser um agente de mudanças. As vítimas são passivas. Os agentes fazem acontecer. A posição que você assume determina o tipo de vida que leva e, consequentemente, o resultado que alcançará.

Muita gente vive sentada nas esquinas da vida sofrendo e se lamentando. Alguns estão convencidos de que não poderão fazer nada para mudar sua situação. Os agentes, contudo, são inquietos. Eles não se deixam levar pelas circunstâncias, mas fazem de tudo para moldá-las: correm riscos, assumem responsabilidades, tomam decisões e tocam a vida.

A honra é uma das mais valiosas virtudes da existência. Ela não se adquire da noite para o dia. Se a pessoa mantém sua palavra, é fiel às suas convicções e é confiável, mais cedo ou mais tarde todos saberão que essa pessoa é uma espécie rara. Só o tempo dirá que tipo de pessoa ela é, se vítima ou agente. Contudo, seus atos revelam seu caráter.

Abraham Lincoln foi uma dessas pessoas. Ele não recebeu os aplausos que merecia em vida, porém o tempo o colocou em seu devido lugar, gravando seu nome na história. Faça o que é correto, e Deus, no momento certo, tratará de honrar seu nome.