Durante dois invernos consecutivos na Flórida, a geada atingiu a região onde moro com bastante força. No primeiro inverno, geou em três noites seguidas; e no segundo inverno, geou em 11 noites sem parar. Cobrir as plantas para protegê-las do frio ajudou no primeiro inverno, mas não no segundo. A cor marrom dominou a paisagem por muitas semanas como evidência de que a folhagem havia sucumbido ao frio, e os especialistas aconselharam que nada fosse feito às plantas afetadas até a primavera, quando foi possível observar se havia evidência de nova vida. Em alguns casos, foi preciso examinar perto da raiz, mas quase todas as plantas exibiram novo crescimento.
Às vezes, a vida passa tranquilamente sem praticamente nenhum problema insolúvel, ou somente alguns desafios raros. Outras vezes, dificuldades, como a geada, acontecem frequente e incessantemente. Passar por elas parece interminável. Nossas reservas emocionais, físicas e psicológicas parecem chegar ao seu limite. Às vezes nos perguntamos por que Deus permite esses desafios. Talvez até mesmo questionemos Seu amor.
Nesses momentos, é fácil alimentar ressentimento, colocar a culpa nos outros e ignorar o que poderia nos ajudar. Mas lembre-se de que a Palavra de Deus diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28). É importante analisar nossas dificuldades objetivamente, à luz desse verso. Não, provações não são agradáveis. De fato, elas são absolutamente terríveis. Mas, quando deixamos de lado a atitude “coitadinha de mim” e olhamos para o quadro completo, frequentemente percebemos que há influências trabalhando para o bem. Provações trazem oportunidades para aprender e crescer de um modo que nenhum outro faz.
Lembrar que Deus nos ama mais do que podemos imaginar nos ajuda a saber que Ele pode transformar até as coisas ruins que acontecem conosco em algo bom. É em momentos assim que precisamos nos apegar a Deus por meio da oração. Falar com Ele como nosso melhor amigo e estudar a Sua Palavra.
Que cada uma de nós possa perseverar quando as provações nos atingirem! Que todas nós possamos suportá-las e receber a coroa da vida que nos foi prometida!
Marian M. Hart