Terça-feira
18 de março
Vivendo como cristã
Quem diz que permanece Nele, esse deve também andar assim como Ele andou. 1 João 2:6

Quando você ouvir a reputação de alguém sendo arruinada, reaja, não fique calada. A maneira mais importante de identificar a religião verdadeira é vendo se ela afeta a nossa vida cotidiana. Contudo, muitos cristãos ainda contam mentiras se acharem que podem ser beneficiados por elas.

Certa vez, estava trabalhando em um escritório onde eu enfrentava grandes desafios. Uma outra mulher queria o meu cargo. Ela fazia tudo o que podia para manchar meu nome e conseguir o meu emprego. Era uma pessoa que eu conhecia bem, mas, infelizmente, ela se comportava daquela maneira.

Como seguidoras de Jesus, não devemos nos alegrar em encontrar defeitos nos outros nem devemos procurar erros na vida de outras pessoas – principalmente como um meio de evitar nossos próprios problemas. O apóstolo João escreveu que aqueles que mentem ou enganam não entrarão no reino dos Céus (veja Apocalipse 21:8; 22:14, 15). O nome deles também não estará escrito no Livro da Vida (Ap 21:27). João também escreveu que Jesus virá como um ladrão, então: “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” (Ap 16:15). E se Jesus viesse quando situações semelhantes às que descrevi estivessem acontecendo? Como seria trágico para alguns!

Sim, eu tive uma experiência ruim no trabalho, mas aprendi que ser paciente vale a pena. Quando estamos no meio de uma situação desagradável, pode ser que não enxerguemos o que Deus está preparando para nós. Precisamos nos lembrar de que Ele permite que as coisas nos aconteçam com algum propósito. Por fim, vi a mão de Deus atuando em minha situação de trabalho. Isso fortaleceu a minha fé. Quando O vi trabalhando em meu favor, entendi que Ele tem a minha vida na palma de Sua mão. Além disso, Deus pode nos usar para ajudar outras pessoas a enxergar a verdade que elas têm evitado.

Ter relacionamentos responsáveis com os outros é essencial para nosso crescimento espiritual. Judas 1:15-19 lista alguns comportamentos que deixarão pessoas fora do Céu quando Jesus voltar. Ele nos aconselha a nos mantermos “no amor de Deus” (v. 21). Além disso, ele nos lembra de que é Deus quem pode nos impedir de tropeçar – exibir comportamentos anticristãos – e que vai nos apresentar irrepreensíveis quando Jesus vier (v. 24). Sejamos gentis e sinceras ao lidar com os outros.

Eis que Cristo vem! Querida amiga, que Jesus nos encontre vivendo como Ele viveu.

Pauline Gesare Okemwa