Meu marido e eu passamos muitos anos como missionários em um país onde as pessoas eram gentis e generosas.
Enquanto meu marido trabalhava como pastor, meu trabalho era ensinar inglês para alunos do ensino médio. Durante esses anos, havia apenas três escolas em que o inglês era o idioma oficial. Nossa escola sempre tinha uma longa lista de espera, pois só conseguíamos acomodar 500 alunos, do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
A maioria dos meus alunos vinha de famílias ricas e eram levados para a escola por seus motoristas particulares, em carros da Mercedes-Benz. Um dia, durante um debate em classe, conversamos sobre os desafios de dirigir naquela cidade tão grande. Em algum momento da discussão, eu disse:
– Estou me preparando para fazer um teste de direção. Quero poder dirigir aqui, especialmente quando meu marido estiver fora por uma ou duas semanas.
– Professora, relaxe – disse um dos meus alunos.
Em seguida, ele continuou em um tom feliz:
– Eu cuidarei disso. Pagarei a taxa do seu exame de direção. Basta esperar alguns dias, e você terá sua carteira de motorista.
Achei que eu não tivesse entendido direito o que meu aluno tinha acabado de dizer. Mas ele confirmou:
– Eu lhe trarei sua carteira de motorista em uma semana.
– Bem – apressei-me em explicar –, não levo minha vida de forma desonesta.
No entanto, agradeço sua gentil oferta. Mas não posso aceitá-la.
Agradeci-lhe profundamente antes de encerrar a conversa.
Pouco depois desse episódio na sala de aula, minha família e eu decidimos imigrar para o Canadá. Foi em meu novo país que pude fazer o exame de direção. Deus teve a graça de permitir que eu passasse no teste para poder dirigir em meu novo país.
Às vezes, nos deparamos com situações que parecem oferecer atalhos para sairmos ou nos desviarmos dos nossos dilemas. No entanto, Deus não abençoa as escolhas que não respeitam a honestidade. O escritor de Hebreus 13:18 afirmou que tinha uma consciência limpa, pois desejava viver sua vida de forma honrada.
Nós também podemos ter a consciência limpa se vivermos uma vida que honre a Deus.
Ofélia A. Pangan