Durante a década de 1990, um dos programas de maior sucesso da TV brasileira era o interativo Você Decide. A ideia era apresentar uma história, mas interrompê-la antes do fim e propor para o público dois finais diferentes. O apresentador do programa, aparentando imparcialidade, dizia: “O final, você decide.” Então, durante o intervalo comercial, as pessoas ligavam e escolhiam como queriam que a história terminasse.
Quero sugerir para você hoje algo parecido com isso, mas usando a parábola do filho pródigo, até porque a Bíblia não apresenta um final para essa história. O relato é interrompido de modo abrupto no versículo 32 do capítulo 15 de Lucas com o convite do pai para que o filho mais velho entre na comemoração da volta do mais novo. Jesus não nos conta se o mais velho entrou ou não na festa.
Então, vamos ao nosso Você decide. John MacArthur escreveu os dois finais possíveis para história, os quais serão usados em nosso “programa” de hoje. (1) Final Feliz: “Assim o filho mais velho se ajoelhou diante do pai, dizendo: ‘Eu me arrependo por minha amargura, falta de amor no coração, hipocrisia e moralismo. Perdoe-me, pai. Faça de mim um filho verdadeiro e leve-me para o banquete.’ O pai, então, abraça seu primogênito em lágrimas, leva-o para dentro e senta-o com o irmão em lugares de honra. Todos se alegram juntos, e o nível de felicidade dobra. Ninguém que estava lá jamais esqueceu aquela noite.”
(2) Final Trágico: “Já que a figura paterna na parábola representa Cristo e o filho mais velho é um símbolo da elite religiosa de Israel, o verdadeiro fim da história, escrito pelos escribas e fariseus, seria algo assim: ‘O filho mais velho estava ultrajado pelo pai. Ele pegou um pedaço de pau e bateu nele até a morte na frente de todos.’”
No Você Decide do primeiro século, o “público” escolheu o Final Trágico. MacArtur diz: “Nós sabemos como o relato acabou de fato, não sabemos? Não é um final feliz. Em vez disso, é outra história chocante, pois os líderes religiosos mataram Jesus” (A Parábola do Filho Pródigo, p. 206, 207, adaptado).
No Você Decide de sua vida, qual será o final escolhido? O Pai está convidando você para entrar na festa da salvação. Seu final será feliz ou trágico? Diferentemente do apresentador da TV, não vou ser imparcial: Decida hoje amar Jesus. Esse é o único caminho para a salvação. A escolha é sua, pois “o final, você decide”.