Domingo
20 de outubro
Você é especial
“No dia em que Eu agir”, diz o Senhor dos Exércitos, “eles serão o Meu tesouro pessoal.” Malaquias 3:17

Seu corpo tem marcas exclusivas. A íris de seu olho tem cerca de 266 características só suas. Ninguém, entre os mais de seis bilhões de pessoas do mundo tem uma igual. Essa exclusividade natural e a biométrica, uma técnica de identificação que é filha da tecnologia digital, prometem que a voz, os olhos, o rosto e a mão substituirão o RG e toda a papelada que usamos para nos identificar.

Você chega ao portão da escola e, em vez de passar o cartão magnético, simplesmente olha para uma câmera. Imediatamente é feita uma cópia de sua íris, que é transformada em um código digital numérico. Você é identificado na hora. Esse sistema de identificação biológico é quase perfeito e praticamente impossível de ser burlado. As variações entre uma íris e outra são tantas, que o sistema de leitura pode ignorar até 30% das informações e ainda assim garantir total segurança na identificação. Algumas redes de computadores têm tecnologia para identificar seus usuários pela mão. Na identificação térmica, a pessoa pressiona um chip que registra e confere o padrão de temperatura de seus dedos. A identificação pela impressão digital utiliza milhares de sensores que identificam cargas elétricas emitidas pelos dedos.

Outras maneiras de identificação estão chegando: marcas do rosto, timbre da voz e volume das mãos. Tudo isso só é possível porque Deus personalizou cada um de nós. Numa produção em escala industrial não se consegue personalizar nada, pelo contrário, massifica-se tudo. No caso da criação do homem e da mulher é diferente. A mão invisível de Deus opera por meio do código genético para criar pessoas únicas. Assim, eu até me sinto importante.

Sua autoestima é uma arma da qual você deve cuidar muito bem. Não a deixe enferrujar pelos ácidos do ódio que alguém manifeste contra você e não permita que ela seja amassada pela dúvida. Cuide bem de sua autoestima, lembrando-se de como você é especial para Deus. Deixe que ela repita em alta voz, a seu coração, a verdade e a bondade que existem dentro de você. Antes que tenha seus olhos e suas digitais armazenados em um programa de computador qualquer, lembre-se: aquele que tocar em você, toca na íris do olho de Deus (Zacarias 2:8). E o mais importante: você já foi “digitalizado” pelo Seu amor: “Eis que nas palmas das Minhas mãos te gra­vei” (Isaías 49:16, ARA).