Sábado
10 de agosto
Você gostaria de ter alegria em casa?
E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida”. Lucas 15:9

Sua casa teve grandes momentos de alegria? Lucas 15:9 fala de uma festa que incluiu vizinhos e amigos com o propósito de se alegrarem. A alegria dessa reunião era o oposto de compartilhar a dor ou a confusão criada por alguma tragédia. A alegria afasta o desespero. E, nesse texto em particular, encontramos o contexto. É uma celebração de alegria que está transbordando… em casa.

Precisamos de muita alegria em casa, porque quando ela existe ali, ficamos em paz para ir ao trabalho, à escola, à igreja ou mesmo a uma viagem de férias. Quando saímos de uma casa cheia de alegria, trabalhamos melhor e produzimos mais. Ficamos ansiosas para voltar para casa e estamos felizes em permanecer ali. Muitos estudantes não conseguem ir bem nos estudos porque o ambiente familiar não é alegre. Como é importante ter uma casa saudável para um melhor desempenho acadêmico!

Às vezes, as pessoas que vêm à igreja acabaram de deixar uma casa que é perturbada. Elas estão em busca da esperança, de receber uma bênção para reconstruir a família. Imagine o que seria se cada família que frequenta a igreja viesse de uma casa alegre e espiritualmente saudável. Como seria fantástica sua experiência de adoração e louvor. Gosto de pensar que a parábola bíblica que escolhi se relaciona com a família. A mulher na história perdeu uma moeda valiosa, dentro da própria casa! E me pergunto que valor poderia estar perdido na sua casa ou na minha? O respeito vem à mente. Respeito de um membro da família por outro. Basta ouvir a conversa entre muitos pais com seus filhos ou discussões entre marido e mulher. Em alguns casos, nenhum respeito é mostrado. A pessoa que respeita a outra escuta com atenção. Infelizmente, vemos muito desrespeito, e até mesmo egoísmo nos lares, hoje. Não creio que seja difícil identificar outras “moedas” que também estão desaparecendo dos lares.

Faça o que puder para manter o que Deus julga valioso. Experimente alegria real e felicidade em casa. Se perceber que as “moedas” do respeito, da dignidade ou do amor estão faltando em sua casa, procure diligentemente por elas, assim como a mulher na parábola, por meio da oração, e certifique-se de que suas palavras e comportamentos demonstram a bondade de Cristo. Então, o que foi perdido em casa será encontrado, e Jesus será o Convidado permanente.

Meibel Mello Guedes