“Se beber, não dirija.” Essa é uma frase muito conhecida no Brasil e no mundo, devido às campanhas para evitar mortes no trânsito. A cada ano, o número de pessoas que perdem a vida por causa da união da bebida alcoólica com a direção é alarmante. Mas tomar bebidas alcoólicas não é prejudicial apenas no trânsito.
Um site especializado em saúde listou muitos efeitos nocivos do álcool para o corpo humano. Vou partilhar alguns:
-O consumo frequente de álcool afeta gravemente as funções cerebrais.
-O autocontrole é perdido, a memória, a capacidade de concentração e as funções motoras são alteradas gravemente.
-O álcool causa danos graves, que podem ser permanentes, tanto nas células cerebrais como em nervos periféricos.
-Também ocasiona a redução de vitamina B1, o que causa a doença de Wernicke-Korsakoff, que provoca a alteração dos sentimentos, pensamento e memória.
-Provoca transtornos de sono na grande maioria das pessoas que o consomem com muita frequência.
Algumas pessoas consomem vinho sob a desculpa de estar fazendo bem ao coração. Mas tomar vinho para cuidar do coração é algo que não é necessário. O que ajuda o coração humano são os flavonoides. Esses elementos estão mais presentes no suco de uva integral do que no vinho.
O apóstolo Paulo faz eco ao conselho dos provérbios ao escrever: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Efésios 5:18). Essa é a melhor substituição que nós podemos fazer. Deixar as substâncias que prejudicam o corpo e nos encher do Espírito Santo. Não existe dose grande demais de Deus. Quanto mais melhor.
O álcool deixa os sentidos deturpados, Deus nos faz ter o discernimento aguçado; o álcool acaba com os neurônios, Deus nos deixa cada vez mais inteligentes; o álcool deixa nossos olhos turvos, o Espírito Santo é colírio que nos faz ver melhor. Portanto, encha-se de Deus e dirija sem medo na estrada da vida eterna.