Sexta-feira
18 de julho
LIÇÃO DA AMENDOEIRA
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: “O que você está vendo, Jeremias?” Respondi: “Vejo um ramo de amendoeira.” Jeremias 1:11

A amendoeira é uma das árvores mais lindas de Israel. É a primeira a florescer no inverno e a última a dar frutos. Seu florescimento ocorre do fim de janeiro ao começo de abril, marcando o primeiro sinal da chegada da primavera. No Brasil, são os ipês que marcam essa transição.

A amendoeira está associada a uma das primeiras visões de Jeremias. Deus apareceu ao jovem profeta e lhe perguntou o que estava vendo. “Vejo um ramo de amendoeira”, respondeu ele. Aqui começa um interessante jogo de palavras, pois o termo que o profeta usa para se referir à amendoeira não é o nome convencional dela, mas uma expressão poética que se lê shaqed e significa “o que está a ponto de despertar”.

Deus, por Sua vez, complementa: “Você viu bem, porque Eu estou vigiando para que a Minha palavra se cumpra” (Jr 1:12). Ora, “vigiando” em hebraico é shoqed, de modo que o trocadilho ficaria assim:

– O que você vê, Jeremias?

– Uma shaqed, Senhor.

– Você viu bem, porque Eu estou shoqed para cumprir a Minha palavra.

Mais do que uma curiosidade linguística, esse jogo de palavras traz uma verdade para Israel e para nós. Dependendo do contexto, o termo para amêndoa sacudida pode ter o sentido de vigiar, assim como “manga”, em português, pode referir-se tanto a uma fruta quanto a uma parte da roupa.

Ao ver o ramo da amendoeira, Deus garantiu ao profeta que Ele estaria vigiando para, na hora certa, cumprir Sua palavra. Anos mais tarde, Daniel diria: “O Senhor tinha preparado esse mal [literalmente tinha “sacudido esse mal”] e o fez cair sobre nós, pois o Senhor, nosso Deus, é justo em tudo o que faz, e nós não obedecemos à Sua voz” (Dn 9:14).

A lição, portanto, da amendoeira é a mesma dada a Jeremias. Deus continua vigiando e sacudindo a árvore dos acontecimentos históricos! Ele zelará por Sua palavra para cumpri-la, quer seja punindo ou concedendo o livramento. Assim, quando a perversidade engolir as nações e penetrar na igreja, não esqueçamos: Deus ainda está no controle, vigiando e agindo! Ele cumprirá o que prometeu.