Genograma é uma representação gráfica destinada a mostrar as relações entre membros de uma mesma família. Ele é mais complexo do que uma árvore genealógica, pois, além de identificar as gerações, também apresenta o histórico das relações familiares, tendo em vista padrões de comportamento e até mesmo doenças.
O verso de hoje foi extraído da genealogia de Jesus registrada no evangelho de Mateus. Ao citar Salomão, o evangelista foi além do que uma genealogia normalmente se propõe ao dizer que a mãe de Salomão, Bate-Seba, havia sido esposa de Urias antes de se casar com Davi. Esse é o tipo de informação que seria preservada em um genograma.
Quando me deparei com esse verso, fiquei pensando por que uma informação relacionada a um episódio tão triste da história de Davi está registrada na genealogia de Cristo. Mateus poderia ter simplesmente escrito que “Davi gerou Salomão, que gerou Roboão” e prosseguido com o seu texto. Em vez disso, ele fez questão de destacar que Bate-Seba, a ex-mulher de Urias, faz parte da linhagem de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Acredito que existam duas razões para isso. A primeira: Deus nunca varre nada para debaixo do tapete. Ele escolheu não ocultar as falhas dos pais da fé. Ele as preservou para que conheçamos a malignidade do pecado e aprendamos com os erros deles. A segunda razão: Deus deseja que saibamos que o perdão e a restauração estão disponíveis para os que se arrependem verdadeiramente de seus pecados. Davi sofreu as duras consequências do adultério com Bate-Seba, mas se arrependeu e recebeu o perdão divino. Sua história revela a relação entre a justiça e a misericórdia de Deus de forma grandiosa. Sendo assim, Deus pensou em nós ao preservar esse detalhe importante acerca dos antepassados de Jesus.
Se você cometeu algum pecado que parece grande demais e tem atrapalhado seu relacionamento com Deus, lembre-se da história de Davi. Cristo, por meio de Seu sangue, pode purificar qualquer pecado que você tenha cometido, desde que você se arrependa sinceramente e o confesse a Deus.