Domingo
27 de julho
ELOGIE
Eu elogio vocês por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições exatamente como eu as transmiti a vocês. 1 Coríntios 11:2

Você já parou para pensar no poder do elogio? Quando alguém honestamente reconhece os feitos de outra pessoa, ambos adentram em uma atmosfera de cortesia e gratidão.

Jesus conhecia a natureza humana, por isso aproveitava as oportunidades para elogiar pessoas. No episódio da viúva pobre, Ele elogiou a oferta dela publicamente, pois ela havia exercido fé e dado tudo o que tinha (Mc 12:43, 44). Em outra ocasião, Ele elogiou a fé manifestada por um centurião romano, que acreditou que bastava uma palavra de Cristo para que seu servo fosse curado à distância (Mt 8:10).

O mundo está dividido entre os que sempre encontram motivos para elogiar e agradecer e aqueles que apenas acham motivos para criticar e reclamar. No verso de hoje, o apóstolo Paulo elogiou os cristãos de Corinto por sua fidelidade à verdade. Como um líder amoroso e sábio, ele entendia a importância do elogio sincero. Sabia que o reconhecimento motiva as pessoas a progredirem naquilo que estão fazendo. E o que ele mais desejava era que suas ovelhas crescessem na fé.

Dale Carnegie, no best-seller Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, escreveu o seguinte: “Conheço […] pessoas que pensariam haver cometido um crime se deixassem suas famílias ou empregados sem alimento durante seis dias; mas elas deixarão por seis dias, seis semanas e muitas vezes sessenta anos sem lhes prestar uma sincera consideração, coisa que eles desejam tanto como a alimentação.”

Todo ser humano espera receber reconhecimento por aquilo que faz. Como cristãos, precisamos aprender a elogiar. Mas lembre-se de que elogiar não é bajular. Afagar o ego de alguém é uma prática perniciosa, que não condiz com o espírito cristão.

Experimente elogiar mais as pessoas com as quais você se relaciona. Elogie os esforços de seus pais, a gentileza de um garçom, a dedicação de um professor, a beleza da pessoa que você ama. Esse pequeno ato tornará a vida daqueles que convivem com você mais feliz.