Quinta-feira
10 de julho
A mulher amaldiçoada
Então Jezabel, sua esposa, lhe disse: – Você está governando Israel ou não? [...] Eu lhe darei a vinha de Nabote. 1 Reis 21:7

Ninguém sairá impune dos seus pecados. Deus atrasa Seu julgamento a fim de dar tempo para que as pessoas se arrependam (2Pe 3:9); mas Sua paciência pode acabar. Jezabel teve inúmeras oportunidades de se arrepender, mas não quis. Por isso, ela acabaria encontrando um fim infeliz (ver 1 Reis 21:23-25). A ganância de Jezabel de ter tudo para si a levou a planejar a morte de um homem inocente: Nabote. A ambição pode cegar os nossos sentidos, levando-nos a não discernir o que é bom daquilo que é mau. Se permitirmos que as paixões mundanas nos controlem, correremos o risco de cometer uma infinidade de outros pecados.

Contudo, se permitirmos que Deus guie nossos passos, nossa vida refletirá honestidade, sinceridade, bondade e empatia. Ele será capaz de cumprir o plano que tem para nós. Quando entregamos nossa vida a Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, mostramos que somos Suas discípulas.

Que tipo de influência temos exercido em nossa casa, na igreja, no trabalho e na comunidade? Algumas pessoas se comportam da maneira correta somente aos sábados, mas não durante a semana. Algumas pessoas levam uma vida desonesta, cobiçando a casa, o emprego ou a posição de outra pessoa.

Acabe e Jezabel cercaram-se de pessoas que pensavam como eles. Além disso, eles evitavam ou puniam as pessoas que condenavam suas atitudes. Quando estamos cercadas de pessoas que têm mau comportamento e coração maldoso, podemos ser influenciadas pelo seu caráter. Acabe e Jezabel foram “bons exemplos” de mau modelo e mau comportamento. Eles tiveram oportunidades de compreender e seguir os caminhos do Senhor, pois o profeta Elias os confrontou muitas vezes em nome de Deus. Contudo, eles escolheram agir contra o profeta e contra Deus.

Jezabel era uma mulher que encorajava um estilo de vida totalmente imoral (ver Apocalipse 2:18-23). Sua fúria não teve limites quando o Deus de Israel foi vitorioso no monte Carmelo e os falsos profetas dela foram mortos. A história da rebelião e punição de Jezabel nos lembra o quão perigoso é ter relacionamentos com pessoas que podem nos desviar dos caminhos de Deus. Precisamos escolher amigos com sabedoria e passar tempo com pessoas que nos direcionem ao Senhor.

Minha amiga, que tenhamos o cuidado de andar na luz da Palavra de Deus e de sermos bons modelos a seguir.

Pauline Gesare Okemwa