Segunda-feira
25 de agosto
A história da minha vida
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia [...]? Estou convencido de que nem a morte [...] nem ninguém em toda a criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor. Romanos 8:35, 38, 39, NVI

Meu mundo inteiro desmoronou quando meu marido faleceu; fiquei destroçada. Senti raiva de Deus. Experimentei emoções horríveis, entrei em negação e fiquei frustrada.

Durante esse período, eu fazia algumas perguntas para Deus: “Você existe? Se existe, está no controle? O Senhor Se importa? Onde o Senhor estava quando meu marido morreu?” Eu tinha tanta fé em Deus. Como isso pôde acontecer?

Durante três meses, cortei relações com Deus. Não frequentei a igreja, não li a Bíblia nem mesmo orei. A situação que eu estava passando naquela época não retratava a imagem que eu tinha do amor de Deus.

No entanto, apesar do meu estado de agitação, Deus não me deixou sozinha. Sua voz mansa e suave me incentivava a pesquisar nas Escrituras. Sua voz dizia que eu encontraria amor, paz, alegria e esperança. Para mim, isso mostrava o amor maravilhoso do Senhor. Procurei e encontrei Seu amor e cuidado por mim. Depois disso, senti Sua mão segurando firmemente a minha. A sensação da paz que excede todo o entendimento inundou minha alma (Fp 4:7). Os conhecidos expressaram espanto e perguntaram como eu podia parecer tão tranquila, quando estava sob tanto estresse.

Na Bíblia, li as histórias de Jonas, Jó e Davi. Deus repreendeu esses três homens por estarem com raiva, falarem demais e reclamarem das suas circunstâncias. O que esses três homens haviam criado ou trazido ao mundo? A resposta óbvia era nada! Tudo veio de Deus; eles não contribuíram com nada. O Senhor ordena que todo o louvor seja dado a Ele. Deus os conhecia antes de serem concebidos no ventre de suas mães. E Ele também nos conhecia antes de sermos concebidas. Então, comecei a perceber como as circunstâncias dessas histórias também se
aplicavam à minha situação. (Algumas passagens bíblicas que podem encorajá-la, assim como me encorajaram, incluem Jn 4:4-10; Jó 22:12; Sl 3; 30:11, 12; e 139.)

A graça de Deus me tirou das garras do maligno, transformou meu luto em festa, tirou meu pano de saco de tristeza e me cingiu de alegria. Fui curada do meu desespero, glória a Deus! Cantarei louvores a Ele para sempre.

Agradeço a Deus por todas as bênçãos em minha vida.

Dorothy Mooka