Domingo
14 de setembro
CRESCIMENTO
Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52

Tudo que é natural e saudável cresce. As plantas, os animais e o ser humano, se estiverem saudáveis, crescem. A Bíblia nos diz que Jesus, o maior exemplo de ser humano, crescia em sabedoria, estatura e graça, ou seja, Ele crescia integralmente, de forma equilibrada, em todas as áreas da vida. Por isso, se quisermos alcançar a felicidade plena, devemos segui-Lo como modelo.

Crescer em sabedoria envolve tanto o desenvolvimento intelectual quanto a formação de valores. O crescimento intelectual está relacionado com o aprimoramento do raciocínio e o exercício do pensamento; porém, a dimensão mais valiosa da sabedoria se relaciona com a formação de um feixe de valores morais. Nesse caso, crescer em sabedoria é compreender e aplicar a Palavra de Deus à própria vida, tendo em vista a excelência no desenvolvimento do caráter.

Crescer em estatura se refere ao desenvolvimento do corpo humano. Você deve se preocupar com sua saúde física, considerando que seu corpo é templo do Espírito Santo. Desse modo, os hábitos saudáveis devem ser valorizados. Fazer exercícios físicos regularmente, escolher uma alimentação saudável, adotar uma rotina que privilegie o sono, abster-se de fumo, bebidas alcoólicas ou drogas são hábitos que devemos valorizar para construir uma boa saúde.

Crescer em graça é crescer espiritualmente. Você deve buscar o relacionamento diário com Cristo, que o tornará cada vez mais semelhante a Ele. A leitura diária da Bíblia e o hábito da oração vão imprimir em sua mente a beleza do amor de Deus e o impulsionarão a aceitar o sacrifício gracioso de Cristo. Dessa forma, você se tornará um discípulo de Cristo, e a lei de Deus será gravada em seu coração.

Assim como pequenas sementes crescem e se tornam árvores frondosas, que nos presenteiam com belos e saborosos frutos, Deus quer que cresçamos em sabedoria, estatura e graça para que possamos iluminar o mundo com o reflexo de Deus em nossa vida.