Após a travessia pelo Mar Vermelho, os hebreus percorreram o deserto por três dias em busca de água e chegaram a um lugar chamado Mara, ao sul. Esse é um nome sugestivo em hebraico, pois significa “coisa amarga”. Alguns identificam esse local com a região moderna de Bir el-Mura, que ainda possui águas salobras em sua extensão.
Embora não tenhamos uma confirmação exata dessa localização, é interessante notar que, semelhante a outros oásis no deserto, essa área possui um lençol freático permanente, alimentando poços cujas águas não servem nem para os animais.
Naquele dia, Deus operou mais um milagre e as águas ficaram próprias para o consumo. Essa experiência nos revela que, mesmo na presença de Deus, a vida é uma mistura de coisas boas e ruins. Em um dia, águas doces; no seguinte, águas amargas. Por que acontece assim?
Quando você chega a um hotel, espera que o quarto esteja limpo e arrumado antes de entrar nele. É horrível ter que ligar para a recepção para trocar de quarto ou solicitar a presença de uma camareira porque o lençol está sujo. No entanto, Deus parece inverter essa lógica. Na vida, Ele permite que o quarto esteja sujo para que a camareira tenha oportunidade de sair do anonimato e o hóspede veja o rosto dela.
Se Deus tivesse preparado Mara antes da chegada dos hebreus, eles perderiam a oportunidade de testemunhar o milagre. Era essencial que o povo contemplasse a atividade cuidadora de Deus.
Hoje não é diferente. Na jornada de fé, haverá momentos em que tudo dará certo, enquanto, em outros, a sensação será de que o mundo virou de cabeça para baixo e você foi o primeiro a cair no abismo. No entanto, não desanime. Deus está guiando e amparando Seus filhos.
Os hebreus tinham recentemente experimentado o livramento no Mar Vermelho; agora era o momento de enfrentar a provação para, em seguida, vivenciar outro milagre do Céu. As provações nos fazem reconhecer a aridez do deserto e nos motivam a continuar seguindo para Canaã. Os milagres nos dão a certeza de que não seguimos sozinhos. Deus está cuidando de nós.