Sexta-feira
17 de outubro
Dinheiro sujo
O Senhor diz: “Venham, pois, e vamos discutir a questão. Ainda que os pecados de vocês sejam como o escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, eles se tornarão como a lã.” Isaías 1:18

Meu pai tem uma tradição de guardar moedas. Quando éramos mais novos, ele as guardava num extintor de incêndio antigo. Então, quando fazíamos viagens de verão, ele contava o troco e o usava para o nosso “fundo” de férias. Com o passar dos anos, ele começou a encher garrafões de plástico de vinte litros. Com toda a tecnologia que temos hoje, incluindo máquinas de contar moedas em muitas lojas, você pode achar que era um processo fácil para ele “trocar” as suas economias. Bem, ele não acha que essas máquinas são confiáveis e prefere contar as moedas ele mesmo.

Este ano, ele convocou minha irmã e eu para ajudá-lo a contar moedas, já que seu garrafão estava quase cheio. Mas o clima não nos permitiu viajar para a casa dele na primeira data designada. Então, papai decidiu iniciar o processo separando todas as moedas. Minha irmã disse que isso tirou metade da diversão dela. Depois, ele escolheu o Dia dos Pais como a data de contagem das moedas. Assim, poderíamos passar o dia com nosso pai e ajudá-lo a contar todas as suas moedas.

Eu sou a tesoureira da minha igreja. Devo admitir que, às vezes, quando ouço as moedas batendo na bandeja de ofertas, estremeço um pouco. Contar moedas não só é demorado, mas também é um trabalho sujo! Algumas moedas são tão sujas que você não consegue discernir qual é o seu valor.

Depois de passar horas contando moedas no Dia dos Pais, minhas mãos estavam terrivelmente sujas. Eu as lavava periodicamente só para me livrar daquele sentimento de nojo. Mesmo sendo suja, ainda havia moedas que valiam vinte e cinco centavos. Outras, dez centavos. E outras ainda, valiam cinco centavos. E quando somamos todas as moedas, meu pai tinha um bom montante. A sujeira não diminuiu o valor das moedas.

Voltando para casa depois daquele dia com meu pai, refleti sobre o seguinte: Nós também estamos sujas pelo pecado. Podemos olhar umas para as outras e nos perguntar se ainda temos algum valor. No entanto – louvado seja o Senhor – somos fi lhas de Deus. Tal como aquelas moedas sujas, nossa imundície não diminui nosso valor aos olhos do nosso Pai. Um dia, em breve, Ele nos reunirá em casa para somar nosso valor… entre os redimidos. Aleluia!

Angèle Peterson