Há algum tempo, eu precisava contratar alguém para trabalhar comigo, mas estava com dificuldades para encontrar a pessoa certa. Em um determinado dia, enquanto conversava com alguém, percebi que essa pessoa se encaixaria bem na função. Porém, fiquei em dúvida se ela estava preparada. De repente, a pessoa me disse: “Pode me chamar, pois estou pronto. Pela graça de Deus, darei conta desse desafio.” Essa atitude me impactou, pois não foi arrogante, mas uma sincera demonstração de confiança em Deus, justamente o que eu estava procurando.
Esse episódio me fez lembrar da interação entre Josué e Calebe quando a terra de Canaã estava sendo dividida. Calebe, com mais de 80 anos, era o israelita mais velho ao lado de Josué. Mas, ao se apresentar para receber a terra que deveria conquistar, não pediu a porção mais fácil de ser conquistada. Afinal, ele mantinha a disposição para lutar que havia demonstrado no passado. Isso porque sua força e coragem não vinham de si mesmo, mas da confiança que ele colocava em Deus.
Como você está? Forte ou fraco, animado ou desanimado? Deus tem respostas diferentes para cada uma de nossas circunstâncias. Se você está desanimado ou abatido, Deus não irá colocar desafios em suas mãos, pelo contrário. Como se Ele fosse seu médico, Ele fará você repousar para que recomponha suas energias. Como um pai amoroso, Ele irá carregá-lo no colo e cuidar de você, pois é disso que alguém cansado precisa.
Calebe disse: “Eu estou forte, pode me usar.” Quando você se sente forte pelo poder de Deus, os gigantes estremecem, não há desafio que não seja superado e vitória que não seja alcançada.
Calebe recebeu sua herança, pois estava forte. Experimente dizer a Deus como você está, pois se você estiver forte Nele, Ele lhe dará os desafios e as vitórias como Ele prometeu.