Sábado
11 de outubro
DESAFIOS
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu. 1 Samuel 17:37

Uma das histórias mais famosas da Bíblia é o duelo de Davi contra Golias. Entre outros motivos, esse episódio chama nossa atenção porque nos traz esperança diante dos desafios da vida.

O verso de hoje retrata uma cena anterior à batalha. Davi está diante de Saul e consegue perceber ceticismo nos olhos do rei. Embora ele tivesse sido o único a se oferecer para desafiar o gigante, o rei considera ser uma irresponsabilidade oferecer aquele frágil jovem como desafio para a máquina de guerra representada por Golias.

Davi interrompe o rei e começa a contar uma história, tentando quebrar a desconfiança de Saul. O jovem ousado narra suas vitórias contra um leão e um urso. Com segurança, ele conclui: “Eu irei matar esse gigante, pois o mesmo Deus que me deu vitória sobre o leão e o urso me garantirá a vitória contra Golias, o filisteu.”

Podemos tirar pelo menos duas lições dessa atitude de Davi. Em primeiro lugar, ao encararmos nossos desafios, devemos nos lembrar de nossas vitórias. Essas lembranças nos darão força para enfrentarmos as batalhas da vida. Infelizmente, muitas vezes fazemos exatamente o contrário. Nos demoramos em nos lembrar de nossas derrotas, e isso nos dá medo e insegurança.

A segunda lição se refere à percepção do tamanho de Golias para Davi. Em nenhum momento, Davi o enxergou como um gigante, pois o único gigante que ele conhecia era o onipotente Deus. Portanto, para Davi, Golias não era maior que o Deus do Céu.

A história de Davi nos ensina uma das grandes lições da vida. Ele enfrentou o leão, o urso e Golias. O comum diante desses desafios seria que as pessoas fugissem deles. Mas ele não desistiu, pelo contrário, os enfrentou com coragem e em nome de Deus.

Hoje, não fuja dos desafios que a vida lhe apresentar. Deus está preparando você para reinar com Ele.