Domingo
19 de outubro
A ARCA
Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora. Gênesis 6:14, NAA

Em 2022, visitei a réplica em tamanho real da arca de Noé nos Estados Unidos. Olhar para a arca é uma cena impressionante, tanto por seu tamanho quanto pela história que ela representa. O grupo criacionista responsável pelo projeto se preocupou com os detalhes, buscando a maior proximidade possível com o texto bíblico.

Permaneci dentro da arca por cerca de uma hora. Embora tenha sido uma experiência especial, não posso negar que fiquei imaginando como seria passar um ano lá dentro. Naquela época, não havia um sistema de refrigeração e congelamento de alimentos. O pouco acesso à luz solar também deve ter deixado o ambiente mais sombrio e triste. O barulho naquele ambiente fechado devia ser ensurdecedor. O odor vindo dos animais e de suas fezes provavelmente gerava, na família humana, saudade do ar puro. Além disso, o balanço da arca nas águas agitadas certamente provocava náuseas.

Com essa experiência, pude entender de modo mais concreto que passar um ano na arca não deve ter sido uma experiência fácil. Por outro lado, compreendi que lá era o melhor lugar para alguém estar em meio a um dilúvio. Quem ficou do lado de fora também percebeu isso. Infelizmente, já era tarde demais.

Vejo a igreja como uma espécie de arca dos nossos dias. Nem sempre é fácil a convivência dentro dela, pois nela encontramos diferentes tipos de pessoas com os problemas inerentes à natureza pecaminosa: mentira, inveja, falsidade, vaidade, traição, entre outras manifestações de defeitos de caráter. Mesmo assim, por mais difícil que seja, a igreja de Deus ainda é o ambiente mais seguro para estarmos, pois ali você encontrará Aquele que pode salvar sua vida.

Deus estabeleceu Sua igreja como uma arca de salvação para você. Nunca pense que dentro dela não haverá problemas. Ao encontrá-los, não saia da arca. Tente superá-los. Lembre-se de que lá é o melhor lugar para se estar em meio à tempestade.