Alguns se perguntam: “Se Deus atendeu a oração do meu vizinho com um milagre, por que não faz o mesmo por mim?” Deus ama todas as pessoas, mas responde a cada uma individualmente, no tempo certo e do modo adequado. Entender esse fato faz parte da maturidade espiritual.
Nos milagres registrados nos evangelhos, vemos que Deus tem diferentes formas de agir. Em Marcos 10, Jesus cura um cego por meio de Sua palavra. Em Mateus 9, Jesus cura dois cegos utilizando Seu toque. Em outra ocasião, Jesus cura um cego utilizando Sua saliva (Mc 8). Jesus ainda cura outro cego misturando Sua saliva com terra, passando essa mistura nos olhos do cego e mandando-o se lavar no tanque de Siloé (Jo 9). Você consegue perceber? Diferentes formas de realizar o mesmo milagre.
Cada pessoa traz consigo uma história enriquecida pela diversidade de suas experiências e pela singularidade de suas escolhas, e Jesus sabe disso. Além do mais, cada um tem um papel exclusivo no reino de Deus. Por essas razões, o Soberano autor de nossa história não se contenta em fazer uma cópia dela. Ele quer que cada um, mesmo tendo o mesmo problema, tenha uma história única para contar.
Ao reconhecer e valorizar essa diversidade, podemos celebrar não apenas os resultados alcançados, mas também a beleza e a riqueza dos diferentes processos que o próprio Deus preparou para nossa vida. O que isso nos ensina? Deus costuma resolver problemas semelhantes de formas diferentes. Você pode estar olhando apenas para o resultado almejado, mas Jesus tem um processo diferente e único para cada um. Como lemos no verso de hoje, enquanto Ele faz Sua obra, pode ser que você não entenda, mas você deve confiar a Ele não apenas o resultado, mas também o processo.
Recomendo a você que pare de olhar para o modo como Deus conduz a vida do outro e fixe os olhos no resultado do que Ele está fazendo em sua vida. Se não consegue enxergar isso, talvez o cego dessa história seja você. Abra os olhos. Deus está guiando sua caminhada por um processo único. Ignorar isso é um desvio perigoso em sua jornada de fé.