As instruções do carpinteiro de Nazaré pareceram absurdas aos pescadores profissionais. Para começo de conversa, nazarenos não eram especialistas em pesca. Nazaré fica a aproximadamente 30 quilômetros do mar da Galileia. Além disso, os pescadores de Genesaré sabiam que o momento mais propício para uma pesca bem-sucedida costumava ser durante a noite, de preferência próximo à praia.
Na região da Galileia, a pesca noturna era uma prática comum. Isso livrava os pescadores do calor intenso do dia. Mas o principal motivo para escolher esse horário é o fato de que os peixes da região são mais ativos à noite. Eles saem para buscar alimento em águas mais calmas, livres da intensa atividade humana.
Sendo assim, a instrução para se afastarem da margem para pescar já sinalizava para os pescadores o amadorismo de quem havia dado a ordem. Mas a história não terminou nesse ponto. As redes utilizadas por Pedro e por seus companheiros eram mais apropriadas para a pesca noturna. Durante o dia, os pescadores geralmente preferiam utilizar a técnica de arrasto. Em resumo, Jesus garantiu que teriam sucesso pescando no lugar errado, no momento errado e com a técnica errada.
A ordem de Jesus tinha nas entrelinhas a seguinte mensagem: “Vocês fizeram o melhor que podiam e não tiveram sucesso. Agora, vejam o que Eu faço de melhor.” Eu não sei se Pedro e seus companheiros de trabalho acreditaram plenamente nas palavras de Jesus. Mas, no final, os pescadores experientes se depararam com um evento totalmente fora do comum.
Pedro foi chamado para se tornar um “pescador de homens” (Lc 5:10) logo após uma pesca altamente lucrativa. Certa vez, o pastor Kevyn Littke disse: “Pedro pescava peixes vivos e os levava à morte. Como pescador de homens, ele passou a pescar pessoas mortas para levá-las para a Vida.”
Se Deus está chamando você para uma missão especial enquanto desfruta o auge do seu sucesso, não hesite em atendê-Lo. Ele o conduzirá para além de qualquer êxito mundano. Nesse processo, Ele mudará a sua vida e a daqueles que estão ao seu redor.