Terça-feira
11 de novembro
PROVAÇÕES
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações; assim, vocês saberão que a prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:2, 3

O que Cristiano Ronaldo e Messi têm em comum, além de terem recebido mais de uma vez o prêmio de melhor jogador do mundo? Ambos tiveram que enfrentar situações adversas antes de se tornarem fenômenos da bola reconhecidos mundialmente.

Cristiano Ronaldo nasceu em um lar humilde na ilha da Madeira, território pertencente a Portugal. Sua mãe era cozinheira. O pai, jardineiro, era alcoólatra. Aos 12 anos, teve dificuldade ao tentar se estabelecer em Lisboa. Sofreu bullying na escola por causa de seu sotaque e perdeu a vaga no time em que jogava. Porém, com o apoio do padrinho, se reergueu e perseverou.

Para Lionel Messi, a infância também teve provações. Nascido na cidade argentina de Rosário, seus pais chegaram a perder jogos do filho porque não tinham dinheiro para o ingresso. Messi teve problemas hormonais que retardaram seu crescimento, e a família não tinha recursos para bancar o tratamento, que se tornou efetivo apenas quando ele foi integrado às categorias de base do Barcelona. Então, em 30 meses, ele cresceu 30 centímetros. Destacando-se entre jogadores mais velhos, teve o talento reconhecido e persistiu até encontrar seu espaço.

Nenhuma história de sucesso é isenta de provações. O apóstolo Tiago afirma que devemos nos alegrar nas provações. Esse pensamento parece contrariar nossa natureza, pois não gostamos de ser submetidos à prova. Diante delas, ficamos ansiosos e apreensivos. Mas é nesse momento que entendemos que, se quisermos superar aquela prova, teremos que perseverar.

É como se o escritor bíblico quisesse que você contemplasse a pessoa que vai se tornar após vencer a provação. A perseverança, que é fruto daqueles que não desistem diante das provas, é a garantia de que você se tornará uma pessoa melhor.

Se Cristiano Ronaldo e Messi encontraram força e motivação para superar seus limites até ganhar a Bola de Ouro, porque você e eu não podemos vencer as provações para alcançar a coroa de Glória? Lute com fé e perseverança a cada dia. Não durma sem a certeza de que, pela graça de Deus, a cada dia você foi um pouco melhor do que no dia anterior.