Nossa lista de convidados para o casamento tinha muita gente. Entretanto, como a celebração seria no dia quatro de janeiro, constantemente eu, Everton, perguntava para minha noiva, Dayse: Será que nossos amigos e familiares virão? Será que não marcamos muito perto da virada de ano? Queríamos que todos participassem.
Naquela noite festiva, a igreja estava lotada de pessoas que nos amavam. Meu desejo era que todos soubessem que eu estava escolhendo aquela mulher para amar, respeitar, cuidar e ser fiel a ela por todos os dias da minha vida. O casamento é exatamente isso, uma declaração pública de amor e compromisso entre duas pessoas.
Nesse sentido, o batismo é semelhante a um casamento. Para chegar ao casamento, primeiro passamos pelas fases da amizade, namoro e noivado. No batismo, primeiro somos apresentados a Cristo, passamos a nos relacionar com Ele, conhecemos mais profundamente quem Ele é, e o que Ele deseja para nossa vida. Então, assumimos um compromisso público com Ele por meio do batismo.
Ao descer às águas batismais, a pessoa declara que deseja morrer para o mundo e tudo que há nele, e nascer para Deus, buscando ser fiel a Ele e servi-Lo por todos os seus dias. Quem se decide pelo batismo está tão comprometido com Cristo que deseja que todos ao redor saibam de sua decisão.
O verso de hoje nos diz que “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. É interessante, pois, embora o texto afirme que aqueles que crerem e forem batizados serão salvos, não diz que os que não crerem e “não forem batizados” não serão salvos. A omissão do batismo se justifica pois, quem não crê, nunca será batizado.
Meu apelo é para você que já conheceu a Cristo, que tem se relacionado com Ele e seguido Sua vontade: Que tal dar o próximo passo, e assumir publicamente seu compromisso com Jesus? Como no casamento, seus familiares e amigos poderão testemunhar esse compromisso, que será apenas o começo de uma linda trajetória de amor e fidelidade entre Deus e você. Se você já deu esse passo, renove hoje sua entrega ao Salvador.