Sexta-feira
28 de novembro
NOVO NORMAL
Examinemos e ponhamos à prova os nossos caminhos e depois voltemos ao Senhor. Lamentações 3:40

Durante a pandemia, surgiu o conceito de “novo normal”, um novo modo de vida cujo propósito foi a proteção da saúde. Usar máscaras em lugares públicos, por exemplo, passou a ser comum. Vários cuidados foram adotados em meio à dor e às incertezas quanto ao futuro.

Até ser superada, a pandemia nos confinou em nossos lares, fazendo-nos refletir sobre a vida. Todos nós, em alguma medida, pudemos refletir sobre o que consideramos essencial, o que realmente importa: Deus, família, saúde, relacionamentos. Fomos provados, levados ao extremo da existência.

Lembro-me de que, ao ver tantas notícias apontando a obesidade como um fator de risco, eu, Everton, comecei a praticar exercícios e a me alimentar de maneira mais saudável. Consegui emagrecer dez quilos. Minha esposa, Dayse, estava enfrentando complicações na gravidez, e a pessoa que trabalhava em nossa casa já não podia vir nos ajudar. Por isso, tive que assumir os afazeres domésticos. Precisei cozinhar, varrer, lavar louça, lavar roupa, jogar o lixo fora. No início, foi difícil, mas logo me acostumei. Eu ficava feliz com a satisfação da minha esposa por meu empenho.

No verso de hoje, o profeta Jeremias convida o povo de Judá a refletir sobre todos os seus caminhos, a arrepender-se de seus pecados e a retornar ao Senhor. A destruição de Jerusalém foi estipulada como punição pela apostasia geral da nação. Esse quadro desesperador angustiava o coração do profeta. Mas, apesar de todo esforço divino, Israel não se arrependeu e sofreu as consequências de seus pecados. A cidade foi destruída; e o povo, exilado. Após 70 anos, um grupo de judeus retornou do exílio para recomeçar a vida em Jerusalém. Tiveram que se readequar à nova realidade e lidar com novos desafios.

Eventos dramáticos nos forçam a reorientar nossa vida. Não sei quais dificuldades você tem enfrentado nem conheço as perdas com as quais tem que lidar. Espero sinceramente que você consiga encontrar o caminho da superação. Caso ainda esteja lidando com uma fase difícil, lance seus fardos sobre Cristo. Ele vai aliviar o peso sobre seus ombros.