Sábado
08 de novembro
Beleza em meio às cinzas – 1
Quando passar pelo fogo, você não se queimará. [...] Porque Eu sou o Senhor, seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador. Isaías 43:2, 3

Há um mês, comecei a fazer meu culto pessoal nas “Horas do Senhor” e percebi que o nascer do sol estava extraordinariamente lindo. Então, saí para tirar uma foto. Foi aí que percebi que aquilo que parecia chuva sobre nossos dois guarda-sóis abertos era na verdade cinzas do céu! Chamei meu marido, Ben, que confirmou que as nuvens eram de fumaça, fuligem e neblina.

Entrei em casa e telefonei para minha prima, Carrie.

– Estamos conectando nosso trailer e carregando nossos caminhões. Vamos deixar a casa assim que pudermos – ela me informou.

Ben veio me dizer que localizou no Google um incêndio ativo a 56 quilômetros de onde morávamos. Ele me disse para colocar o que quisesse levar no trailer.

Eu tinha acabado de voltar de um seminário sobre discipulado em Nova York e ainda tinha uma mala parcialmente desfeita, na qual acrescentei duas calças jeans, um par de blusas, um conjunto de suéter, uma saia e uma camisola. Isso será suficiente para durar uma semana ou mais, disse a mim mesma. Daí, voltaremos para casa.

Já havíamos deixado a casa quatro vezes desde que nos mudamos para a cidade de Paradise, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Esta seria a quinta vez – mas sempre voltávamos. Portanto, não me preocupei com o “e se”. Simplesmente peguei meu computador, minha Bíblia , a Bíblia do papai, meu iPad, celular e a máquina respiratória com todas as conexões de bateria. No último minuto, eu disse ao Ben:

– É melhor pegar seu passaporte, caso precisemos de documentos.

Enquanto Ben dava ré em nosso trailer, senti uma estranha convicção de que eu deveria tirar uma foto do trailer e da casa. (Mais tarde descobrimos que a primeira coisa que os investigadores de seguros solicitam é uma foto recente da propriedade.) Fui seguindo o Ben no caminhão com o Buster, nosso cachorro bassê. Logo, eu mal conseguia ver as luzes traseiras do nosso trailer. À medida que os postes telefônicos pegavam fogo e desmoronavam a poucos metros de distância do meu carro, o calor dentro do caminhão foi ficando muito intenso.

Em um mundo pecaminoso, o desastre pode vir sobre nós sem aviso prévio. Será que temos um relacionamento tão próximo com Jesus, que nossa fé vai além de nossas circunstâncias? Oro para que tenhamos.

Mary H. Maxson