Estamos acostumados a olhar para Josué como um grande guerreiro, motivado e autoconfiante. Contudo, não podemos nos esquecer de que ele era um ser humano e teve que enfrentar desafios.
Antes da morte de Moisés, Josué o ouviu exortar os israelitas para que fossem fortes e corajosos (Dt 31:6). Logo em seguida, Moisés o chamou diante de todos para ouvir o mesmo conselho: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor prometeu” (Dt 31:7). Como se duas vezes não bastassem, Josué ouviu, dos lábios do próprio Deus, o mesmo conselho pela terceira vez quando assumiu a liderança da nação: “Seja forte e corajoso” (Js 1:6). Mas, dessa vez, Deus fez questão de reiterá-lo com mais ênfase, dizendo: “Somente seja forte e muito corajoso!” (Js 1:7). Como se não bastassem as quatro vezes anteriores, Deus novamente disse: “Não fui Eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso!” Mas, agora, com um acréscimo: “Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Js 1:9).
Toda essa ênfase na força e na coragem tinha um motivo. O povo estava prestes a entrar em guerra contra os povos de Canaã, uma guerra que duraria “muito tempo” (Js 11:18). Embora o Senhor tivesse prometido acompanhá-los em todas as campanhas, não podemos ignorar que uma guerra não é como uma partida de futebol. Por isso, Deus preparou Seu servo para aquilo que estava por vir. Josué e o povo teriam que colocar a mão na massa. Ellen G. White escreveu o seguinte sobre a reação de Josué antes de tudo isso começar: “Foi com grande ansiedade e desconfiança em si mesmo que Josué encarou a obra que estava à sua frente. No entanto, seus temores foram removidos pela segurança dada por Deus” (Patriarcas e Profetas, p. 421 [482]).
A experiência de Josué nos ensina que, mesmo com a companhia de Deus, teremos que enfrentar lutas ao longo da vida. Colocar a mão na massa é inevitável. Mas podemos fazer isso com a certeza da presença de Deus, que fará por nós apenas aquilo que não conseguirmos fazer sozinhos. Portanto, seja forte e corajoso!