Certas pessoas encaram os mandamentos de Deus como um peso que atrapalha a vida. Mas eles não são nada disso. Vejamos o mandamento do sábado, por exemplo. Por mais que muitos acreditem que parar de trabalhar nesse dia traga prejuízo, evidências apontam que a obediência a esse mandamento traz recompensas que vão além do campo espiritual. E quem nos ajuda a compreender isso melhor é o pesquisador americano Dan Buettner.
Buettner realizou uma pesquisa entre os adventistas do sétimo dia na cidade de Loma Linda, Califórnia, por meio da qual concluiu que esse grupo vive até 11 anos a mais do que o norte-americano médio. Com esse dado em mente, façamos alguns cálculos.
A expectativa de vida do norte-americano é de 77 anos. Se multiplicarmos essa quantidade de anos por 365, que é a quantidade de dias em um ano, descobriremos que uma pessoa com 77 anos completos vive um pouco mais do que 28.105 dias, se acrescentarmos os anos bissextos.
Para saber a quantidade de sábados que essa pessoa guardou ao longo da vida, basta dividir esse número por sete, a quantidade de dias da semana, e descobriremos que foram 4.015 sábados observados ao longo da vida. O que impressiona é que essa quantidade de sábados guardados equivale a 11 anos, os mesmos 11 anos de expectativa de vida adicional que os adventistas de Loma Linda têm em relação aos demais norte-americanos.
Quando eu me deparei com os resultados da pesquisa de Buettner, era como se Deus estivesse me dizendo: “Cada vez que você separa um dia para Mim, Eu o devolvo para você.” Quem obedece a Deus nunca sai no prejuízo. Isso confirma o que a Bíblia diz em 1 João 5:3: “E os Seus mandamentos não são pesados.” Afinal, as palavras de Jesus são “espírito e vida” (Jo 6:63).
Embora os mandamentos de Deus pareçam regras sem sentido para a mente carnal, cada mandamento é uma pílula de vida. Eles não são regras de um ditador universal que deseja ser obedecido a qualquer custo. Pelo contrário, os mandamentos de Deus são medidas de proteção de um Pai amoroso que deseja o melhor para os Seus filhos. Creia nisso e obedeça. O maior beneficiado, com certeza, será você.