Nossa filha, Lisa, estava muito feliz esperando seu primeiro filho, mas, quando a gravidez resultou em um aborto, ela ficou muito decepcionada. Contudo, seu médico percebeu que sua tireoide parecia estar dilatada e sugeriu que ela averiguasse. A dilatação era resultado de um câncer que já havia se espalhado para alguns gânglios linfáticos. Fazer o acompanhamento com o médico que a havia tratado por causa do aborto e que havia descoberto a tireoide dilatada foi fundamental para ela. Isso aconteceu há muitos anos. Agora, com boa saúde e quatro filhos, ela compreende que aquele acontecimento ruim, de fato, contribuiu para o bem dela.
Meu esposo, que é pastor, recebeu um chamado para pastorear um distrito no sul da Louisiana. Ficamos muito ocupados preparando a mudança e não prestamos muita atenção no noticiário. Quando viajamos para Slidell, Louisiana, em busca de uma casa para morar, deparamo-nos com a cidade se preparando para o furacão Andrew. A princípio, ficamos chateados com o transtorno, mas, enquanto a cidade se preparava, tivemos tempo de dirigir pelas ruas. Encontramos uma casa à venda em uma região um pouco mais elevada, longe das ondas e perto da igreja.
Depois que o furacão passou, compramos aquela casa. Anos mais tarde, choveu muito forte em Slidell, o que fez com que as águas subissem 76 cm em dois dias. A maior parte da cidade ficou inundada, mas, embora tenhamos ficado ilhados, nossa casa permaneceu seca. Só encontramos aquela casa na parte mais elevada da cidade porque o furacão Andrew nos “forneceu” tempo para dirigirmos pelas ruas de Slidell. Deus usou um acontecimento ruim e o transformou em uma bênção para nós.
Minha história bíblica favorita é a de José no Antigo Testamento. A despeito de sofrer grandes provações e infortúnios devido ao que seus irmãos haviam feito (Gn 37–45), ele conseguiu dizer aos seus irmãos: “Porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês” (Gn 45:5). Talvez nós nunca entendamos o porquê de muitos acontecimentos nesta vida, mas, como diz uma antiga canção, “um dia Ele tornará tudo óbvio para mim”. Espero ansiosa por esse dia.
Sharon Oster