Na Bíblia, Deus faz sérias advertências contra a cobiça. Ao descrevê-la como “idolatria” (Cl 3:5, NVI), Ele adverte que ela nem sequer deve ser mencionada entre nós (Ef 5:3, NVI) e ensina que aqueles que amam a verdade a abominam (Êx 18:21).
Por muitos anos, uma mulher ia diariamente ao banco para contar seus dividendos. Ela se trancava no cofre até concluir a contagem de seus ativos, mesmo que isso obrigasse os funcionários a permanecer no local após o horário de trabalho. O mais estranho é que ela mantinha esse hábito vestindo trapos, com os cabelos desgrenhados e mastigando uma cebola crua.
Entretanto, ninguém se atrevia a reclamar. A excêntrica cliente era Hetty Green, a lendária “bruxa de Wall Street”, considerada a mulher mais rica e gananciosa dos Estados Unidos. Em sua casa, só se falava em dinheiro. Seu pai, Edward Robinson, era um lendário pão-duro. Certa vez, recusou um cigarro caro que lhe foi oferecido temendo viciar-se nele em vez de se contentar com as marcas mais baratas que costumava fumar.
Os pais e avós da “bruxa” eram muito ricos. No entanto, apesar de sua imensa fortuna, preparavam refeições simples em um velho fogão a lenha, reutilizavam fósforos e compravam roupas de segunda mão.
A “bruxa” herdou essas duas grandes fortunas. Desde os seis anos, ela já lia jornais financeiros, além de dominar a arte de negociar e gerenciar ações e títulos. Sua avareza era tão extrema que, em seu aniversário de 21 anos, acendeu as velas por apenas um instante para poder devolvê-las à loja onde as havia comprado. Para economizar, escrevia cheques em folhas de papel velho, ia para a cama antes do pôr do sol para não gastar as velas e lavava apenas as partes das roupas que ficavam manchadas. Seu maior prazer era contar dinheiro e encontrar novas maneiras de ganhar mais.
A busca pela riqueza leva a uma vida vazia. Você sempre quer mais; porém, nunca se sente satisfeito. Somente Deus pode transformar nosso coração egoísta em altruísta. Use as bênçãos materiais que Deus lhe concedeu para o benefício de outras pessoas e seja protagonista de uma vida marcada pela generosidade.