Quinta-feira
22 de janeiro
Erros de boa-fé?
Quando vocês se desviarem para a direita ou para a esquerda, ouvirão atrás de vocês uma palavra, dizendo: “Este é o caminho; andem nele.” Isaías 30:21

O caminho que Deus nos propõe é claro e sem enganos. Ninguém chegará ao Céu por acaso. Ontem, mencionei que, dois dias após a aterrissagem milagrosa em Nova York, Douglas Corrigan obteve permissão para retornar a Los Angeles. Os funcionários do aeroporto ficaram espantados ao ver o avião balançando e soltando fumaça enquanto decolava.

O que aconteceu nas 26 horas seguintes permanece um mistério na história da aviação. Não há registros oficiais. O único testemunho são as palavras de Corrigan.

Empolgado com a repercussão de sua viagem, o piloto aventureiro voltou seu olhar para o oeste. O avião não tinha rádio, e a bússola giroscópica estava quebrada. O único instrumento de navegação disponível era uma pequena bússola magnética fixada no chão da cabine, que Corrigan mal conseguia ver.

Após algumas horas de voo, ele percebeu que algo estava errado. Primeiro, o avião sobrevoou um campo coberto de neve, apesar de ser verão. Quando pensou estar sobrevoando o Novo México ou o Arizona, deparou-se com gelo e neve. Em seguida, viu algo que fez seu sangue gelar: o oceano. Corrigan achou que havia se perdido e estava sobre o Pacífico, mas o oceano parecia estranho. Ainda assim, ele prosseguiu. Quando o avião começou a dar sinais de falta de combustível, Corrigan avistou uma terra verde e, ao passar por uma colina, viu uma cidade onde conseguiu pousar.

– Sou Douglas Corrigan, estava pensando em ir para a Califórnia – disse ele, após aterrissar. – Pode me dizer onde estou?

– Você está em Dublin, Irlanda, senhor – disse o irlandês surpreso.

Desde então, ficou conhecido como Wrong Way Corrigan (que significa “Direção errada” ou “Caminho errado”). Quando lhe perguntaram como cometeu um erro tão grande, ele respondeu: “Qualquer pessoa pode cometer um erro de boa-fé.”

Na vida espiritual, não existe “erro de boa-fé”. Toda concessão ao pecado, por menor que seja, prejudica nossa vida espiritual. Cuidado para não cometer um erro na estrada que conduz à Cidade Santa, indo na direção contrária ao que Deus indicou. Você tem a Bíblia como mapa e o Espírito Santo como guia. Siga hoje pelo caminho certo.