Sábado
24 de janeiro
Um exemplo fiel
Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os Seus passos. 1 Pedro 2:21.

John Aylmer foi uma figura notável e ocupou vários cargos políticos de grande responsabilidade no reinado de Elizabeth I da Inglaterra. Como bispo de Londres, tornou-se um colaborador leal e nutria um profundo amor, quase paternal, pela rainha.

Durante o período em que serviu à soberana, ocorreu um incidente curioso que revela a natureza de seu caráter. A rainha sofria uma intensa dor de dente e precisava extrair o molar. O dentista estava pronto com seus instrumentos, e várias damas e cavalheiros da Corte encorajavam a paciente relutante.

No entanto, a rainha temia muito o procedimento e não conseguia reunir coragem suficiente para enfrentá-lo. Naquela época, ainda não existia anestesia, e os procedimentos eram realizados sem alívio da dor. John Aylmer, depois de tentar por muito tempo encorajá-la sem sucesso, sentou-se na cadeira preparada para a paciente e disse ao dentista:

– Já sou velho, tenho poucos dentes e não me importo em perder mais um. Venha, por favor, e extraia este aqui para que Sua Majestade veja como a operação é simples.

Poderíamos supor que a rainha impediria esse sacrifício, mas ela não o fez. Ao ver a serenidade com que Aylmer suportou a extração, decidiu-se e imediatamente permitiu que lhe removessem o dente que tanto a atormentava.

O apóstolo Pedro disse que Jesus Cristo sofreu por nós e nos deixou o exemplo para seguirmos Seus passos. Seu exemplo é válido para todas as circunstâncias da vida.

Você está diante de uma escolha que traz dor e sofrimento? Jesus enfrentou escolhas dolorosas com coragem e determinação. A Bíblia diz que, quando chegou o momento de cumprir Sua missão, Ele endureceu o rosto “como uma pedra” (Is 50:7) e seguiu sem hesitação para o lugar de Seu sacrifício.

Você precisa tomar uma decisão difícil? Talvez terminar um relacionamento porque seus princípios, seus pais ou seus conselheiros lhe dizem que não é o melhor para você? Feche os olhos, ore em silêncio e aja, por mais doloroso que seja. Jesus deixou o exemplo para que sigamos Seus passos. Se O seguirmos, chegaremos aonde Ele chegou.