A oração é uma arma essencial usada pelos guerreiros da fé. As Escrituras dizem que, onde há dois ou três reunidos em nome de Jesus, Ele está no meio deles. Como uma guerreira de oração, frequentemente procuro outras pessoas para orar comigo. Quando estou nessa procura, às vezes só consigo conversar com secretárias eletrônicas. Há vezes em que o telefone só chama sem parar; em outras, ninguém atende, pois está no shopping, limpando o jardim, preparando o jantar ou ocupado fazendo alguma outra coisa. Eles prometem me ligar mais tarde, e a maioria deles o fazem. Contudo, parece que ninguém atende quando preciso que alguém ore comigo por causa de uma necessidade específica.
Nosso Pai celestial nunca afirmou que devemos ter alguém para orar conosco. Ele sabe os desejos do nosso coração antes de clamarmos a Ele, e temos uma linha direta para o Céu. Ele nos deixou instruções nos ensinando como orar individualmente e nos forneceu uma oração modelo (ver Mt 6:6, 9-13).
Em 1 Samuel 1, há uma linda história sobre Ana, que desejava ter um bebê. Deus respondeu à sua oração e ouviu sua súplica. Em 1 Reis 17:21 a 24, encontramos a história de Elias orando individualmente e, como resultado de sua oração, ele recebeu intervenção divina. O próximo exemplo é um pouco diferente, pois se trata de um grupo de pessoas orando (At 12:12-17). Suas orações foram respondidas, e Deus também os favoreceu.
Quando oramos sozinhas ou com outras pessoas, nem sempre os desejos do nosso coração são atendidos. Mas precisamos nos lembrar de que Deus sabe o que é melhor para nós – Ele sabe o fim desde o começo e sempre está disponível para nós. Podemos orar ajoelhadas, em pé, sentadas ou deitadas; podemos orar audível ou silenciosamente, não faz diferença. Contanto que exercitemos nossa fé e oremos sinceramente, Deus responderá às nossas orações. O escritor Joseph Scriven compôs um hino afirmando que frequentemente perdemos a paz e sofremos sem necessidade “só porque não recorremos ao bom Deus em oração” (Hinário Adventista do Sétimo Dia, no 333).
Se ninguém estiver disponível para orar com você hoje, ore mesmo assim. Deus ouve sua oração.
Cora A. Walker